O Vasco entra em campo na última rodada do Brasileirão contra o Cuiabá no domingo, às 16h, na Arena Pantanal, com alguns objetivos que podem ser importantes em 2025. Com a classificação para a Sul-Americana já assegurada, o clube pode subir na classificação e terminar a competição em nono. Mas por que isso importa, efetivamente?
A tarefa para o Vasco ir até a Libertadores na última rodada do Brasileirão beira o impossível. Para isso, o clube teria que tirar uma diferença de 12 gols no saldo para o Bahia. Neste cenário, a equipe baiana precisaria perder para o Atlético-GO, e o Cruzeiro não poderia vencer o Juventude na última rodada.
Tirando a diferença enorme no saldo de gols, o Vasco pularia para a oitava posição, a última que dá vaga na Pré-Libertadores.
No entanto, há um cenário mais dentro da realidade: o Vasco terminar em nono lugar. Isto seria importante em termos de premiação, já que o nono colocado ganha mais dinheiro que o décimo, mas a maior vantagem se dá em outra competição: a Copa do Brasil.
Os nove primeiros do Campeonato Brasileiro de 2024 entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2025. Assim, o Vasco cortaria a primeira e a segunda fases, saltando para a etapa anterior às oitavas de final.
Veja os cenários para o Vasco ficar em nono
- Vasco vencer o Cuiabá e Cruzeiro empatar com o Juventude (Vasco empataria com mineiros em 50 pontos e passaria no número de vitórias)
- Vasco vencer o Cuiabá e Cruzeiro perder para o Juventude (Vasco iria a 50 e mineiros a 49)
O que não poderia acontecer
- Vasco vencer o Cuiabá e Cruzeiro vencer o Juventude (Vasco iria a 50 e mineiros a 52)
- Vasco não vencer o Cuiabá (Vasco não ultrapassaria o Cruzeiro em nenhum cenário)
Fonte: ge