VASCO VENCE O ATLÉTICO-MG EM SÃO JANUÁRIO E GARANTE VAGA NA SUL-AMERICANA: 2 A 0
Quarta-feira, 04/12/2024 - 20:59
O Vasco aproveitou o momento ruim do abatido Atlético Mineiro e, com um início de segundo tempo forte, venceu por 2 a 0, gols de Vegetti e Coutinho, para encerrar uma sequência negativa de cinco jogos e encaminhar vaga na próxima Sul-Americana.
Com 47 pontos, o Cruz-Maltino subiu ao décimo lugar na tabela do Brasileirão e está perto de se garantir no torneio sul-americano. Já o Galo, com três pontos a menos, fica fora da zona de classificação para a Sula e pode terminar o ano sem sequer uma classificação a um torneio internacional.
O JOGO
Apesar de os esquemas se espelharem, as equipes apresentavam características bem particulares em campo. O 4-4-2 favorecia bem mais a mobilidade do Atlético com Deyverson e Hulk do que Vegetti e Alex Teixeira. O argentino, fora da área, teve mais dificuldade para jogar.
O meio-campo povoado fez o Vasco anular a construção no corredor central do rival. Mas, apesar de Coutinho e Alex Teixeira terem arriscado de fora, os donos da casa ameaçavam pouco, em um início de partida bem morno.
Os erros, com o passar do tempo, foram esfriando ainda mais o duelo. Os dois times alternaram momentos de maior posse, mas pouco conseguiam ameaçar. Eram previsíveis, pouco inventivos. Os goleiros apenas observavam. Léo Jardim trabalhou apenas em cabeçada de Deyverson. Everson, nem isso.
Fora os chutes de fora da área, e uma cabeçada de Alex Teixeira para fora, o Cruz-Maltino não ameaçou na primeira parte. Foram 45 minutos de poucas emoções na Colina.
Nos primeiros minutos de segundo tempo, o Vasco fez mais do que na primeira etapa inteira. Depois de Alex Teixeira já ter colocado Everson para trabalhar, Coutinho mandou de cavadinha para Vegetti, que bateu rasteiro, tirou de Everson e abriu o placar.
Quando a coisa parecia estar controlada, um erro na saída de Léo Jardim quase complicou o Cruz-Maltino. Vargas recuperou a bola já na área, após erro de passe do goleiro, e teve tudo para empatar, mas mandou para fora.
O lance desperdiçado foi castigado logo na sequência. Matheus Carvalho roubou a bola na canhota, avançou e abriu com Piton, que esperou o momento certo para cruzar na medida para Coutinho. De primeira, o meia bateu no contrapé de Everson e aumentou a vantagem vascaína.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2×0 ATLÉTICO
37ª Rodada do Brasileirão-2024
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4/12/2024 (quarta-feira)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: Vegetti, Paulo Henrique, Lucas Piton (VAS); Guilherme Arana (CAM)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Vegetti, 6'/2ºT (1-0); Philippe Coutinho, 18'/2ºT (2-0)
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Léo e Lucas Piton (Leandrinho, 43'/2ºT); Hugo Moura (Paulinho, 43'/2ºT), Mateus Carvalho, Jair (Sforza ,29'/2ºT) e Philippe Coutinho (Payet, 29'/2ºT); Alex Teixeira (Maxime Domínguez, 38'/2ºT) e Vegetti. Técnico: Felipe Maestro (interino).
ATLÉTICO: Éverson; Saravia, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana (Alisson, 12'/2ºT); Fausto Vera, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Rubens; Hulk e Deyverson (Vargas, 12'/2ºT). Técnico: Gabriel Milito.