Rafael Paiva e Vojvoda fazem 4º duelo na temporada em busca da vaga na Libertadores
O Fortaleza se prepara para importante confronto com o Vasco. Com a derrota do Palmeiras para o Corinthians, o Leão mira a vice-liderança. Do outro lado, porém, encontra um time carioca em novo momento: se reencontrando no campeonato e pensando em vaga em competição internacional. O duelo entre Vojvoda e Rafael Paiva será movimentado e coloca frente a frente dois técnicos de destaque nesta temporada.
Fortaleza e Vasco se enfrentam no sábado (9), às 19h, na Arena Castelão, pela 33ª rodada do Brasileirão. O ge acompanha todos os lances da partida.
De um lado, Vojvoda está no comando do Fortaleza há quatro temporadas. Com o time, o técnico levantou taças de três Cearenses e duas Copas do Nordeste. Em 2024, o desafio do Fortaleza foi encarar a Série A e a Sul-Americana sem perder forças em nenhuma das frentes. Avançou na competição internacional até as quartas, quando foi eliminado pelo Corinthians. Na Série A, briga por título.
Rafael Paiva chegou ao Vasco como técnico do sub-20. Após a demissão de Ramón Diaz, recebeu as primeiras oportunidades como interino, mas só assumiu a equipe em definitivo depois da saída do português Álvaro Pacheco. Hoje soma 32 jogos no comando do time carioca e 13 vitórias.
Os técnicos se enfrentam pela terceira vez na temporada. Na estreia de Rafael Paiva, o Vasco enfrentou o Fortaleza e empatou pela Copa do Brasil. No segundo jogo, os comandados de Piva levaram a melhor nas cobranças de pênaltis e eliminaram o Leão na terceira fase da competição. Pelo Brasileirão, o time carioca venceu em casa por 2 a 0 no 1º turno.
Números dos técnicos:
Vojvoda
- 266 jogos no comando do Fortaleza
- 131 vitórias
- 62 empates
- 73 derrotas
- 6º clube como treinador
Rafael Paiva
- 32 jogos
- 13 vitórias
- 10 empates
- 9 derrotas
- 1º time profissional da carreira
A comentarista do sportv Jordana Araújo comentou sobre o trabalho de Vojvoda no Fortaleza.
- Vojvoda é um dos principais técnicos do futebol brasileiro. Não só pelo trabalho longevo, mas também pela forma que esse trabalho é executado, com a segurança de quem conhece muito bem o que tem em mãos, o que também permite que exista flexibilidade e riqueza tática.
Jordana Araújo também explica a importância de Rafael Paiva no Vasco em 2024.
- É o grande responsável por mudar a chave do Vasco em 2024, reorganizou o time para tirá-lo da parte de baixo da tabela no Brasileirão e colocou em uma semifinal da Copa do Brasil, com muita convicção de quem conhece o clube em que trabalha. O grande trunfo do comandante cruzmaltino foi simplificar o esquema tático e potencializar algumas peças individuais, além de fazer bom uso da base. Assim que ele assume o comando do time diante do São Paulo, ele opta por a usar uma linha inicial com quatro defensores, meio-campo com dois volantes jogando próximo aos zagueiros, gerando sustentação e proteção de área e ainda assim conseguindo fazer uma saída de jogo limpa. Buscando os sempre bem posicionados Adson e David (antes da lesão) pelos lados - analisou.
Quem chega com vantagem?
O Fortaleza briga pela vice-liderança e não perdeu em casa na Série A. O Vasco ainda não perdeu para o Leão nesta temporada. O comentarista do Globo Esporte CE, André Almeida, avalia o confronto entre os técnicos.
- Comparando os dois trabalhos, Vojvoda é um treinador que tem muito mais lastro, confiança, respaldo e tempo de comando, um elenco na mão. Não tem como comparar, seria injusto, mas é um duelo de técnicos interessante. O Rafael Paiva ainda está em um início de carreira, tem muito o que se provar, mas está pegando um desafio grande, que é o Vasco - afirmou.
- Fortaleza é favorito para o duelo, já que está em uma briga na parte de cima da tabela, vem de uma vitória por 3 a 0, casa cheia, torcedor empolgado e é mais time coletivamente - completa André.
Em 16 jogos em casa pelo Brasileirão, o Fortaleza de Vojvoda venceu 12 e empatou quatro.
- Hoje eu vejo o Fortaleza em um momento melhor do que Vasco, conseguiu dois resultados que o mantém entre os três primeiros colocados da tabela (contra Palmeiras e Juventude) e isso dá um pouco mais de tranquilidade, além de atuar em casa onde faz grande campanha - destaca Jordana.
Fonte: ge