A CBF enviou à Fifa o planejamento das datas da janela de transferências no futebol brasileiro em 2025. A Federação Internacional aprovou, já incluiu em sua plataforma online, o TMS, e a confederação brasileira tem até 31 de dezembro de 2024 caso queira fazer algum ajuste
.Anualmente, a Fifa determina o fim de setembro como prazo para o envio desse planejamento das duas janelas em que os times poderão fazer as transações nacionais e internacionais no ano seguinte. Mas em 2025, por causa do Super Mundial de Clubes, deve haver no Brasil uma terceira janela, no início de junho.
As datas de transferências para o Brasil em 2024 ficaram assim, pelo menos neste momento:
- 1º período - 2 de janeiro de 2025 a 27 de fevereiro de 2025
- 2º período - 9 de julho de 2025 a 1º de setembro de 2025
Uma janela de transferências extra poderá ser aberta, no início de junho de 2025, pelas associações nacionais que tiverem clubes participando do Super Mundial. Este será o caso da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos na competição que terá 32 participantes e será disputada de 15 de junho a 13 de julho de 2025. Atlético e Botafogo se garantem se ganharem a Libertadores de 2024.
A janela extra poderá ser aberta de 1º a 10 de junho do ano que vem, nessas condições:
- Somente as associações nacionais de clubes classificados para o Super Mundial terão direito de abrir essa janela, e a federação só abre se quiser, não é obrigatório;
- Todos os clubes filiados a essa associação poderão usar a janela, não somente os classificados para o Super Mundial.
Pela segunda vez nos últimos anos, repetindo 2024, o Brasil terá dois períodos de janela de transferências com o mesmo número de semanas cada, oito. Normalmente, o primeiro período tinha 12 semanas, e o segundo quatro, totalizando as 16 no limite imposto pelo regulamento da Fifa para as negociações. Isso foi um pedido dos clubes, para ganhar mais tempo para inscrições no meio da temporada.
Atletas sem contrato podem fechar a qualquer momento, mesmo que o último clube tenha sido algum de fora do país. Só é preciso respeitar os encerramentos de inscrições que constam nos regulamentos específicos das principais competições continentais e nacionais.
A CBF ainda não divulgou o calendário de 2025. Mas no documento enviado à Fifa, a confederação brasileira aponta o início da temporada brasileira no ano que vem para 2 de janeiro.
Fonte: Rádio Itatiaia