Apenas 2 dos 6 reforços do Vasco na última janela atuaram no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil
Maxime Dominguez, Jean David e Alex Teixeira, contratados pelo Vasco, observaram do banco de reservas a eliminação do clube da Copa do Brasil. Com exceção de Coutinho e Emerson Rodríguez, titulares no empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG no sábado, em São Januário, nenhum reforço da segunda janela de transferências deste ano entrou em campo no jogo decisivo da semifinal do torneio.
Seis jogadores foram contratados pelo Vasco na janela do meio do ano — além dos cinco citados acima, também há o volante Souza, que sequer foi relacionado para a partida.
O baixo aproveitamento dos reforços mostra que o Vasco não resolveu as suas carências na janela do meio do ano. O clube tinha como prioridades as contratações de um zagueiro e de um atacante de lado. O defensor não veio, e os pontas contratados ainda não mostraram que podem ser as soluções que Rafael Paiva precisa.
Emerson Rodríguez é o único reforço da era 777, com negociação feita por Pedro Martins, ex-diretor de futebol do clube. O colombiano foi contratado para compor elenco, mas diante das lesões de David e Adson, assumiu a titularidade do time. Ainda está longe de ser unanimidade na torcida.
Coutinho foi o grande nome da janela, com potencial impacto dentro e fora de campo. O meia ainda não venceu uma partida pelo Vasco, mesmo após 11 jogos, mas teve boas atuações nesse período.
Souza e Alex Teixeira, que chegaram com o camisa 11 ao Vasco, estão no fim da fila no elenco. Ambos são cortados das relações com frequência e somam pouquíssimos minutos neste retorno ao clube que os revelou.
Por fim, os dois jogadores que foram comprados em definitivo pelo Vasco: Jean David e Maxime Dominguez. Em negociações feitas por Marcelo Sant'Ana, o chileno foi contratado para brigar por posição no time titular com David, e o suíço era visto como um potencial substituto de Adson. Até aqui, não foi isso que o torcedor vascaíno viu.
Jean David foi titular em apenas um jogo dos seis que disputou pelo Vasco até aqui. Maxime Dominguez também começou apenas uma vez entre os 11 iniciais, contra o Juventude, e saiu do banco apenas contra o Palmeiras, já no fim da partida. Em outras cinco oportunidades, o suíço apenas assistiu ao jogo entre os reservas.
Os dois pontas estrangeiros não entraram em campo contra o Atlético-MG, no empate em 1 a 1 que eliminou o Vasco da Copa do Brasil. Ambos custaram cerca de R$ 20 milhões aos cofres do Vasco no meio da temporada. Rossi, que não atuava há três meses e sequer vinha sendo relacionado, entrou no fim do jogo, com o time precisando do resultado.
Ao ser questionado sobre a assertividade do Vasco no mercado de transferências, Rafael Paiva fugiu pela tangente:
— Tenho que me preocupar com quem tenho no elenco. Acredito no treino, na base, meu papel é desenvolver os que tenho. Orgulhoso do jogo de hoje. Acredito demais no grupo. Precisamos dar resposta no Brasileiro e acredito muito nisso.
Resta aos reforços e ao elenco do Vasco a disputa do Brasileirão. Em 10º lugar no campeonato, cinco pontos acima do Z-4 e sete abaixo do G-8, a equipe de Rafael Paiva precisa reagir rápido para terminar o ano de 2024 de forma tranquila, longe de qualquer risco o mais cedo possível. O time volta a campo na quinta-feira, contra o Cuiabá, em São Januário, às 19h.
Fonte: ge