Basquete: Técnico Léo Figueiró, Humberto, Paulichi e Marquinhos falam sobre a derrota para o Urubu pelo NBB
Os jogadores do R10 Score Vasco da Gama deixaram o ginásio do Tijuca Tênis Clube insatisfeitos com o desempenho da equipe na derrota para o Flamengo por 59 a 50, neste sábado (12/10), no primeiro jogo do NBB CAIXA 2024/25. Mas conscientes do que podem produzir ao longo desta temporada.
Humberto admitiu que os jogadores imaginavam um melhor desempenho no clássico, principalmente depois da participação no Torneio de Abertura NBB, quando terminaram na segunda colocação. "Sabemos da nossa qualidade, por tudo que fizemos na temporada passada, o time manteve uma base, trouxe alguns jogadores que eram, talvez, o déficit na temporada passada. Mas não conseguimos fazer um bom jogo hoje, dentro do foi no torneio preparatório lá em Brasília. Foram pouquíssimos momentos que conseguimos fazer o que estamos treinando, mas o Flamengo é uma grande equipe, também não podemos tirar o mérito deles", afirmou. "Obviamente que dói, é um clássico, primeiro jogo do campeonato, jogo de abertura, queríamos ter um desempenho melhor, mas é só o início da trajetória. Somos uma equipe que mostrou que tem potencial. O torneio é muito longo, temos uma sequência de jogos agora dificílima. Primeiro passo é melhorar o nosso desempenho, que não foi tão bom hoje."
"Temos de assumir os nossos erros, admitir que não foi um jogo bom, nos esforçamos bem na defesa, até que conseguimos contê-los bem, abaixo dos 60 pontos, mas, ofensivamente, foi muito ruim, não foi nada parecido com o que podemos apresentar ainda, tem muito para melhorar para fazer muito melhor e vamos fazer muito melhor", acrescentou o ala-pivô Rafael Paulichi, que terminou o jogo com sete pontos e nove rebotes.
Naquela que será sua última temporada na carreira, Marquinhos foi o maior pontuador do R10 Score Vasco da Gama ao terminar o jogo com 14 pontos. Ele admitiu que o rendimento não foi o que todos esperavam após o período de pré-temporada. "Foi um jogo muito truncado, muito defensivo, os ataques não funcionaram hoje. O nosso aproveitamento na linha do lance livre custou muito caro, não é o nosso normal, mas tem partidas e partidas. Hoje foi uma dessas em que tivemos um aproveitamento muito abaixo, dentro do garrafão, fora, não conseguimos um espaçamento legal, o Flamengo tumultuou muito o garrafão, não conseguimos bolas fáceis e isso foi tirando nossa confiança durante o jogo", analisou o ala, que depois falou da sua Last Dance. "Essa última temporada é mais para agradecer por tudo o que o basquete fez para mim, mesmo com muita dor daqui e dali, aos 40 anos, o cansaço uma hora pesa. Hoje foi visível isso, até mais, porque estava um calor absurdo aqui no Tijuca. Mas é isso, é mais para agradecer pelo que o basquete fez por mim."
O técnico Léo Figueiró também adotou um discurso otimista. "Queríamos ganhar do Flamengo hoje? Claro que queríamos, mas não deu. Isso é muito importante para esse processo ser de longo prazo. Dói um pouco o processo? Dói. O que vamos fazer? Continuar trabalhando, confiamos nos nossos jogadores. É um processo, mudamos algumas peças, elas ainda não renderam o que poderiam render. Porque é o primeiro jogo e está tudo normal, não é o fim do mundo. Temos de acreditar nesse processo, nos caminhos que estamos tomando, na caminhada que estamos fazendo. É triste para caramba porque queríamos ganhar esse jogo. Mas não vamos se desesperar e esquecer de tudo que nos trouxe até aqui. O R10 Score Vasco da Gama não existia há dois anos . Hoje é uma equipe forte, competitiva, com credibilidade no mercado. Esse é o maior tesouro. Esse grupo é extremamente compromissado, entende totalmente o que é jogar no R10 Score Vasco da Gama e que vai entregar tudo, todos os jogos. Sabemos o que é defender esse clube e como o vascaíno ama o basquete", discursou.
O próximo compromisso do o R10 Score Vasco da Gama no NBB CAIXA será na terça-feira (15/10), às 19h30, contra o Farma Conde/São José Basketball, na Arena Farma Conde, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA, BasquetPass e Jumper Brasil. Na sequência, o time cruzmaltino visita o Mogi Basquete na quinta (17/10), às 20h, no Prof. Hugo Ramos, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA e BasquetPass.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fonte: LNB