Basquete: Marquinhos analisa participação do Vasco no Torneio de Abertura e projeta NBB
O KTO Minas uniu o útil ao agradável no Torneio de Abertura do NBB. Além de preparar (e bem) o time para o início da temporada 2024/25, o time mineiro se tornou o primeiro campeão da competição preparatória com um triunfo sobre o R10 Score Vasco da Gama por 76 a 52, nesta sexta-feira (04/10), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF).
"O torneio foi muito positivo. Tínhamos um foco, claro, de buscar evolução e entrosamento. Evoluímos ao longo da competição, que era o que viemos buscar. Mas é muito bom ganhar também. Os jogadores têm esse espírito competitivo, de trazer essa disputa. Foi um torneio que teve muita qualidade, equipes bem preparadas e conseguimos fechar bem, e isso foi importante", afirmou o técnico Léo Costa. "Mas, mais importante do que o título do torneio, é ver que o time está conseguindo construir bem esse início de temporada. Tem muita coisa para ajustar. Agora é uma semana cheia de trabalho, corrigir o que podemos para estrear bem no NBB CAIXA", completou.
Claro que o objetivo principal era ajustar o time para o primeiro jogo do NBB CAIXA, dia 12 de outubro, na Arena UniBH, contra o CAIXA/Brasília Basquete, mas os jogadores aproveitaram para comemorar bastante o título. Segundo o pivô e capitão da equipe, Alexandre Paranhos, quando se defende uma equipe do tamanho do KTO Minas, ninguém entra em quadra para não entregar 100%.
"Primeiro estou muito feliz e contente pela iniciativa do NBB de fazer um campeonato como esse. As equipes fora de São Paulo não tem um campeonato estadual. Conseguimos fazer jogos de alto nível e, quando você coloca essa camisa do Minas, valendo medalha, valendo título, todo mundo entra para ganhar. Ninguém veio aqui pra passear. Por mais que seja início de temporada, todo mundo entrou querendo o resultado. Foi de grande valia como preparação, e principalmente, para mostrar esse espírito competitivo da nossa equipe", afirmou Paranhos.
Recém-chegado após disputar sua primeira temporada do NBB CAIXA pelo Flamengo, Scott Machado elogiou o Torneio de Abertura NBB e reforçou o discurso do capitão. "Primeiro queria agradecer por esse torneio. Para mim foi ótimo. Colocaram todos os times no mesmo hotel e foi um ambiente muito legal. Todo mundo junto no café da manhã, vindo para os treinos, tudo bem organizado. A dinâmica da competição foi interessante, pudemos enfrentar todo mundo. Perdemos para o Vasco na primeira fase e depois tivemos chance de enfrentá-los novamente, arrumar os erros. Foi um torneio muito bom. E ganhar é sempre bom. Ganhar é completamente diferente de perder, e, para mim, ganhar é tudo", disse o armador.
Pelo R10 Score Vasco da Gama, Marquinhos também ficou satisfeito com o rendimento da equipe ao longo da competição. O Gigante da Colina conquistou três vitórias, sofrendo o único revés na decisão para o KTO Minas. "Estamos na sétima semana de treinamentos. Ficamos seis semanas aprimorando nossa parte física. É claro que quando você vem para jogo é totalmente diferente. Tentamos rodar o máximo o elenco, sabíamos que era puxado, quatro jogos em sequência, um calor enorme aqui em Brasília, mas conseguimos tirar bastante proveito do torneio, conseguimos ver onde podemos chegar. Conseguimos bater o Minas na primeira fase, fizemos outros jogos duros aqui. Sabemos que o NBB é um campeonato mais espaçado, vai ter uma pausa maior para recuperar o físico e podemos fazer grandes jogos", afirmou o ala, que admitiu que o cansaço prejudicou o time na final.
"Primeiramente parabéns ao Minas, que foi consistente durante os 40 minutos. O Minas abriu vantagem e aí se torna aquele jogo de subir ladeira. Foi o quarto jogo seguido e isso aperta na parte física. Você até tenta acompanhar mentalmente. O Minas nos colocou nesta ladeira. Começamos bem no terceiro período, mas, conforme nossa rotação foi precisando entrar, não conseguimos colocar o mesmo ritmo de quem estava na quadra e o Minas abriu vantagem novamente e ficou impossível buscar", finalizou Marquinhos. O R10 Score Vasco da Gama faz o jogo de abertura da temporada 2024/25 contra o Flamengo, dia 12 de outubro, no Tijuca Tênis Clube.
Fonte: LNB