A Copa do Mundo de Subbuteo 2024 foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro na cidade inglesa de Tunbridge Wells, exatamente onde o criador do Subbuteo, o inglês Peter Adolph, desenvolveu essa regra da modalidade Futebol de Mesa. O local da competição, o Tunbridge Wells Sports Centre recebeu mais de 300 atletas de 26 países, aléM dos fãns que foram prestigiar o evento.
Tivemos a participação de uma equipe brasileira, formada por quatro atletas, que disputou as competições individuais e por equipes. Daniel Matos, Marcelo Lages e Renato Barthez (todos atletas do Vasco da Gama-RJ) e Fred Elesbão (atleta do Náutico-PE).
Nas competições individuais da categoria Open, Renato Barthez e Daniel Matos perderam todos os seus jogos. A melhor atuação foi do atual campeão brasileiro Fred Elesbão, com uma vitória, um empate e uma derrota, ficando em terceiro lugar no seu grupo, apenas não avançando de fase por critérios de desempate. Na categoria Veterans, Marcelo Lages teve duas derrotas e um empate, também terminando em terceiro lugar. Essa primeira fase contava com 64 atletas, divididos em 16 grupos com quatro participantes. Nenhum brasileiro passou para a fase seguinte nas duas categorias, que contava, cada qual, com 32 atletas.
Na competição entre seleções, o Brasil perdeu de 3 a 0 para Gibraltar (três derrotas e um empate), 4 a 0 para a Grécia (quatro derrotas), 3 a 0 para a Escócia (três derrotas e um empate) e 3 a 1 para Singapura ( três derrotas e uma vitória). Comparativamente com a primeira participação de uma equipe brasileira, que aconteceu em 2014, que teve lugar em Rochefort (Bélgica), quando perdemos para Portugal, Grécia e Inglaterra por 4 a 0, houve um salto de qualidade.
Nossos compatriotas deram o seu melhor, mas enfrentaram adversários mais experientes e os resultados foram, infelizmente, dentro do que era esperado, consequência do fato de que temos poucos praticantes de Subbuteo no nosso país, o que impede um melhor rendimento, sobre tudo quando se tem pela frente os melhores atletas do planeta. O objetivo para Paris 2026 é passar da fase de playoffs nas competições individuais e de seleções.
Fonte: Fefumerj