O Vasco recebeu um problema de última hora para resolver antes de enfrentar o Atlético-MG nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil: como escalar a equipe sem David? O atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho no empate com o Cruzeiro, no domingo, e não joga mais na temporada.
David era titular na ponta esquerda do ataque e marcou sete gols na temporada, além de contribuir com quatro assistências. Como o tempo estipulado para retorno de jogadores que rompem a LCA é de oito a 10 meses, ele só deve voltar a partir do segundo semestre do ano que vem.
A delegação do Vasco permaneceu em Belo Horizonte depois do jogo contra o Cruzeiro e, inclusive, usa as dependências do clube celeste na preparação para o jogo desta quarta. Rafael Paiva comandou um treino leve na Toca da Raposa na segunda-feira e fará nesta terça a última atividade antes da partida.
Afinal, como Rafael Paiva vai escalar o Vasco sem David? O ge reuniu abaixo as principais alternativas. Confira:
Jean David
A solução mais natural seria mandar a campo alguém da posição. Nesse caso, Jean David seria a opção.
O chileno foi o jogador escolhido por Paiva para substituir David contra o Cruzeiro, após a lesão. Ele entrou aos 13 minutos do primeiro tempo, ficou em campo até os 37 do segundo e teve boa atuação. Foi a sua primeira vez jogando aberto na ponta esquerda, onde prefere atuar.
Rayan, de 18 anos, é seria outra alternativa, mas está fora da partida desta quarta-feira porque precisa cumprir suspensão pela expulsão no segundo jogo das quartas de final, contra o Athletico.
Dobra de laterais
Essa é uma solução já utilizada por Rafael Paiva em outros momentos da temporada.
Nesse caso, Leandrinho ou Puma Rodríguez podem fazer uma dobra de laterais, e um deles atuaria como ponta. Caso o treinador opte pela dobra no lado direito (ou seja, escale Paulo Henrique e Puma), Emerson Rodríguez pode cair pela ponta esquerda. Do outro lado, Paiva poderia até mesmo escalar Lucas Piton mais adiantado e começar jogando com Victor Luís na lateral.
Puma tem 20 partidas disputadas na temporada, um gol marcado e três assistências. Já o jovem Leandrinho, de 19 anos, atuou em 14 jogos, marcou dois gols e deu uma assistência.
Maxime Dominguez
Por fim, Paiva tem a opção de escalar o suíço Maxime Dominguez, recém-contratado pelo clube.
O jogador de 28 anos é um meio-campista de origem, mas já atuou diversas vezes na carreira como um ponta e disse que também se sente confortável nessa faixa do campo. Maxime vem treinando bem e deve começar a receber cada vez mais minutos em campo, mas ainda não foi titular.
O único jogo em que atuou até o momento foi na derrota para o Palmeiras, quando entrou aos 43 minutos do segundo tempo.
Fonte: ge