Basquete: Rafa Paulichi: 'Muitos erros para corrigirmos, mas o mais importante é que saímos com a vitória'
Marquinhos e Shamell duelaram na segunda rodada do Grupo B do Torneio Abertura NBB e o R10 Score Vasco da Gama levou a melhor sobre o Caxias do Sul Basquete. Com o placar de 84 a 82, o Cruzmaltino vence sua partida de estreia, de virada, com a força coletiva e garante sua passagem à semifinal. Por outro lado, com duas derrotas, o time gaúcho fica em terceiro na chave e disputará quinto lugar contra o terceiro do Grupo A. Shamell anotou 30 pontos, mas Marquinhos contou com a qualidade do time que terminou o último NBB CAIXA na quinta colocação para conquistar o triunfo nesta segunda (30/09), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF).
A terceira e última rodada do Grupo B acontece nesta terça-feira (01/10), quando o R10 Score Vasco da Gama entra novamente em quadra para enfrentar o KTO Minas, às 17h30, na disputa da liderança do grupo e com os dois classificados à semifinal. Pelo regulamento do Torneio de Abertura NBB, os dois primeiros colocados da chave se classificam para disputa das semifinais na quinta-feira (03/10). A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).
Com um início envolvente e de bastante precisão, o Caxias do Sul Basquete chegou a abrir 19 a 11, com uma atuação contundente de Isaac, ala de 34 anos. O técnico do R10 Score Vasco da Gama, Léo Figueiró, pediu tempo e o Cruzmaltino voltou melhor e diminuindo a diferença em 21 a 20 ao final do período. Isaac terminou com dez pontos anotados em dez possíveis e o time gaúcho acertou cinco bolas de três em nove, contra apenas duas em cinco dos cariocas.
Na corrida inicial de 11 a 0 no segundo período, o Caxias do Sul voltou a ampliar a distância no marcador. Dessa vez, foi o momento de Vini Chagas, ala/pivô do Gambasquete, se destacar com 12 pontos em 14. O R10 Score Vasco da Gama ensaiou uma nova reação, mas seu adversário venceu a parcial em 20 a 14 e foi para o vestiário com a vantagem de 41 a 34.
Em seguida, na volta para o terceiro quarto, foi momento de recuperação e maior intensidade do Gigante da Colina. A defesa mais concentrada e um jogo coletivo mais ajustado, com Marquinhos, Scheuer e Eddy liderando a reação do R10 Score Vasco da Gama. O 21 a 14 no período trouxe a liderança em determinado momento e fez com que o placar terminasse empatado em 55 a 55.
O time carioca manteve o ritmo no quarto decisivo com os minutos iniciais construindo uma pequena vantagem. Contudo, o Caxias se esforçou para empatar, mais uma vez, em 65 a 65. O R10 Score Vasco da Gama calibrou melhor a mão para acertar algumas cestas de três pontos e construir mais uma vantagem, que ainda encontrou alguma resistência, mas não o suficiente para colocar sua liderança em risco. A lenda Shamell, do Caxias do Sul Basquete, mostrou mais de sua qualidade, anotando 16 dos seus 30 pontos no quarto decisivo. Mas, no duelo das lendas com mais pontuação no NBB CAIXA, Marquinhos contou com ajudas mais efetivas de seu coletivo para sair com a vitória por dois pontos.
Um dos que mais contribuíram com Marquinhos e que foi o cestinha do R10 Score Vasco da Gama foi o ala/pivô Rafael Paulichi, com 17 pontos, além de maior reboteiro, com nove bolas recuperadas. O camisa 13 falou da dificuldade da partida e começo de temporada. "Foi um jogo bom, foi um jogo difícil. Dá para ver que ainda não estamos na nossa melhor forma, na nossa melhor química ainda. Muitos erros para corrigirmos, mas o mais importante é que saímos com a vitória do jeito que dava. Foi uma característica que conseguimos manter. Muita gente não jogou bem, mas conseguimos nos desdobrar para ganhar o jogo." O ala/pivô explicou a importância de um torneio de pré-temporada como o Abertura NBB. "É importante pela preparação. Ainda estamos nos conhecendo, demanda bastante tempo. É o nosso primeiro jogo como equipe, vendo como cada um joga, acertando alguns detalhes de defesa que precisamos corrigir. Temos bastante que evoluir", completou o atleta, que também exaltou a presença do torcedor vascaíno em Brasília.
Pelo lado do Caxias do Sul Basquete, Isaac, que tinha se destacado no primeiro quarto e terminou como o terceiro maior pontuador do time, com 15 pontos e cinco rebotes. "Primeiro que estamos no início de um trabalho ainda muito recente. Nós não treinamos ainda com todos os jogadores. Para nós, está sendo um baita campeonato aqui, para avaliarmos a experiência de como estamos jogando, levar isso para a Caxias, treinar lá, melhorar para começarmos o NBB CAIXA bem", viu pelo lado positivo o ala. "Nosso time tem muitos garotos jovens, que acabaram de sair da LDB, recém disputada. Então, é um time de garotos que tem muita experiência ainda por pegar. E isso só vem com o jogo, com treino e trabalho. Eu acredito que podemos crescer muito durante a temporada, trabalhando cada vez mais", completou o camisa 7.
Fonte: LNB