Basquete: Juan Nascimento: 'Me sinto muito grato em ter a oportunidade de poder vestir essa camisa tão pesada'
Quinta-feira, 19/09/2024 - 10:13
A quadra onde tudo começou não existe mais. O futebol ocupou o espaço que foi um dia do esporte da bola laranja no bairro Wona, em Belford Roxo (RJ). Mas, para Juan Nascimento, aquele local é especial e foi responsável pelo início da trajetória que passou pela Liga de Desenvolvimento de Basquete e tem o próximo capítulo no NBB CAIXA.

Nesta quarta-feira (18/09), o ala-armador de 20 anos foi confirmado como reforço do R10 Score Vasco da Gama para disputa da temporada 2024/25 e já treina com o elenco do técnico Léo Figueiró. Juan Nascimento se destacou na LDB 2024, quando foi campeão da Série Bronze pelo Vasco/Tijuca, mas sua história com o basquete começou aos 12 anos, perto da casa que mora até hoje.



"Aqui não tem muito acesso ao esporte. É apenas futebol. Basquete é muito difícil, mas, quando eu tinha 12 anos, tive sorte de colocaram uma quadra aqui perto da minha casa. Aí eu passei por lá um dia e falei: ‘pô, maneiro, botaram uma quadra de basquete aqui, vou vim aqui jogar qualquer dia desses'. Aí joguei uma peladinha com o pessoal e acabei me apaixonando pelo esporte", contou Juan Nascimento.

O próximo passo foi dado com ajuda do seu tio Roberto. "Ele me levou para a Vila Olímpica de (Duque de) Caxias e lá conheci o Felipe Porto, que viu que eu tinha boa desenvoltura, bom físico, bom controle de bola e me levou para fazer alguns testes", relembrou o jogador, citando o técnico que o viu fracassar na primeira tentativa no Tijuca Tênis Clube. "Depois fui para o Flamengo, passei no teste e comecei a jogar basquete como federado e estou até hoje."

A grande oportunidade surgiu na LDB 2024. Pelo Tijuca/Vasco, Juan Nascimento teve bom desempenho, incluindo uma atuação espetacular no triunfo contra o União Corinthians, quando conseguiu demonstrar todo o seu potencial. O ala-armador terminou o jogo com 37 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de 38 de eficiência. Ele converteu 8 de 11 tentativas para 3 pontos (73% de aproveitamento).

"A LDB foi importante por visibilidade e experiência. São muitos garotos com o mesmo sonho e brigando pela mesma coisa. É muito válida para quem quer galgar oportunidades maiores no basquete. Foi muito importante para mim, porque eu pude mostrar o que eu venho treinando, o que eu posso fazer, pude mostrar um pouquinho do meu potencial e acabei recebendo oportunidade de estar agregando ao time, de ganhar uma oportunidade no profissional, foi muito importante", afirmou.

Juan Nascimento continua morando perto da quadra onde tudo começou, e, neste momento, está vivendo um sonho. As duas horas de ônibus até São Januário para ir treinar todos os dias e outras duas (e um pouquinho mais dependendo do horário) são apenas um detalhe para o ala-armador, que tem curtido cada momento, principalmente por estar ao lado de um dos seus ídolos: Marquinhos.

"Confesso que até agora eu fico sem acreditar. Para ser sincero, minha ficha ainda não caiu que eu treino com ele todos os dias. É uma grande lenda do NBB, é uma grande referência de basquete, desde menorzinho eu sempre via ele jogando na televisão, aos sábados, quando eu não tinha aula, sempre parava para ver basquete e vi ele sendo campeão, vi ele ser campeão mundial, do NBB e isso, para mim, é uma grande honra estar treinando com ele todos os dias, uma grande lenda. Ele tem muita coisa para passar para mim. Essa temporada vai ser de muito aprendizado, de crescimento pessoal, individual", afirmou.

O garoto de 20 anos promete muito empenho. "Me sinto muito grato em ter a oportunidade de poder vestir essa camisa tão pesada. Admiro muito a história e a paixão da torcida vascaína. Farei de tudo para honrar a essa torcida e a oportunidade de estar nesse time. Queremos chegar a lugares altos e acho que é assim que devemos sonhar, bem grande, finalizou Juan Nascimento.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Fonte: LNB