O atacante Pablo Vegetti segue escrevendo a sua história no Vasco. Com o importante gol marcado contra o Athletico-PR, na última quarta-feira (11), na Ligga Arena, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o argentino subiu no ranking de artilheiros estrangeiros do clube e alcançou a marca de outro famoso gringo que atuou com a camisa do Vasco.
Em pouco mais de um ano no Vasco, Vegetti já marcou 28 gols pelo Cruz-Maltino. Este é o mesmo número de gols marcados por Petkovic. O sérvio atuou pelo Vasco entre 2002 e 2004.
Vegetti e Petkovic estão empatados na sexta colocação do ranking dos maiores artilheiros estrangeiros da história do Vasco. No entanto, a média de gols do atacante argentino é superior a do meia sérvio. O pirata disputou, até aqui, 60 jogos com a camisa do Vasco, enquanto Pet teve 66 partidas pelo clube.
Agora, Vegetti precisa de um gol para entrar no top-5 da lista dos artilheiros estrangeiros. O argentino Alfredo González, que atuou pelo Vasco entre 1940 e 1942, e o português Bahianinho, que jogou entre 1927 e 1936, têm 29 gols cada um.
Confira o ranking dos artilheiros estrangeiros do Vasco
Vegetti iguala mais uma marca de Petkovic no Vasco
Além de empatar com Petkovic no ranking de maiores artilheiros estrangeiros do Vasco, Vegetti também igualou o sérvio ao fazer 18 gols na mesma temporada. Neste século, entre os jogadores nascidos fora do Brasil, apenas Germán Cano marcou mais vezes em um mesmo ano.
Atualmente no Fluminense, Cano marcou 24 gols em 2020 e 19 em 2021. Assim, Vegetti precisa de mais um gol para igualar a segunda marca de Germán Cano e seis gols para empatar na liderança desta lista.
Estrangeiros com mais gols pelo Vasco em uma temporada no séc. XXI
Artilheiro, Vegetti também virou líder do Vasco
No Vasco desde a janela de transferências de 2023, Vegetti foi um dos protagonistas na campanha de recuperação do time no Campeonato Brasileiro do último ano. Com dez gols, o argentino foi essencial para o Cruz-Maltino escapar do rebaixamento para a Série B.
Na atual temporada, o papel de líder de Vegetti ficou ainda mais evidente após o argentino passar a ser o capitão do time. O camisa 99 assumiu a braçadeira após Rafael Paiva retomar o comando da equipe.
E Vegetti não lidera o time só pela questão técnica e pelos gols marcados. O argentino é um dos líderes do vestiário, costuma falar antes e depois dos jogos e também conversa muito com os companheiros de time durante as partidas.
O camisa 99 ainda lidera pelo exemplo. Mesmo sendo um dos mais experientes da equipe, Vegetti tem bom condicionamento físico e se doa muito pelo time. A classificação para as semifinais da Copa do Brasil foi um exemplo disso. O argentino ajudou a equipe, que tinha um jogador a menos, no sistema defensivo durante todo o segundo tempo. E ainda teve perna para bater o pênalti que selou a classificação do Vasco.
Fonte: Trivela