Morre Ladrilheiro, torcedor rubro-negro que 'decidiu' final do Carioca de 1981 entre Vasco e Urubu
Sexta-feira, 13/09/2024 - 02:36
Morreu no último domingo (8), aos 67 anos, vítima de parada cardíaca, Roberto dos Passos Pereira, o Ladrilheiro, folclórico torcedor do Flamengo. Foi ele que, em 6 de dezembro de 1981, invadiu o campo nos minutos finais da decisão do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco, que terminou com o título rubro-negro. Assim, entrou para a antologia do futebol carioca.

O momento que fez fama ao Ladrilheiro – apelido que ganhou devido à sua profissão – ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo daquela final. O Flamengo vencia por 2 a 1 e o Vasco tinha acabado de marcar seu gol. Se conseguisse o empate nos momentos finais, levaria a decisão para a prorrogação. Foi quando Roberto, literalmente, entrou em cena.

O Ladrilheiro, de camisa do Flamengo em punho, invadiu o gramado para tentar parar o jogo. Perseguido por jogadores do Vasco, apressados por buscar a virada, ainda levou um soco do lateral-esquerdo Gilberto. Posteriormente, driblou até policiais militares antes de deixar o campo, para delírio dos torcedores rubro-negros. Em seguida, foi preso.

À imprensa, Roberto admitiu que invadir o campo era uma aposta que tinha feito com um amigo. Após a paralisação, o Vasco não conseguiu o empate e o Flamengo segurou o resultado para sair campeão carioca. Após o jogo, o Ladrilheiro ainda ganhou de presente uma camisa de Zico, o maior ídolo rubro-negro.

Flamengo lamenta morte

Embora a morte do Ladrilheiro tenha ocorrido há quatro dias, somente nesta quinta-feira a notícia veio a público. Figura constante em homenagens ao título carioca de 1981, tanto quanto os próprios jogadores, Roberto esteve em diversos eventos oficiais do clube na lembrança daquela conquista. Incluindo a festa pelos 40 anos da vitória, em 2021.

Através de nota, o Flamengo expressou oficialmente seu luto pelo falecimento de Roberto. Leia abaixo o pronunciamento:

"O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Roberto dos Passos Pereira, o Ladrilheiro. Torcedor símbolo do Mais Querido, ficou conhecido como herói do título estadual contra o Vasco em 1981. Prestamos nossa solidariedade e desejamos força aos familiares e amigos neste momento tão difícil".



Fonte: Super Rádio Tupi