O Brasil deu nesta quinta-feira o pontapé inicial na geração de tenta uma vaga no Mundial Sub-20 que será disputado no Chile em 2025. Com nomes como Vitor Roque e Luís Guilherme como destaque, foi Rayan, do Vasco, que assumiu o protagonismo em casa. O atacante fez um gol e criou as melhores oportunidades na vitória por 2 a 1 sobre o México em amistoso realizado em São Januário. Arthur Dias, do Athletico, marcou o outro gol da Seleção.
Também do Furacão, João Cruz se destacou com duas assistências. O confronto entre Brasil e México acontece novamente em São Januário no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília).
Esta é a segunda convocação do ciclo para garotos nascidos a partir de 2005. Na Data FIFA de junho, no entanto, a Seleção não fez amistosos e apenas treinou na Granja Comary. O Sul-Americano Sub-20, que oferece quatro vagas no Mundial, está marcado para janeiro, no Peru.
O jogo
O Brasil começou o jogo até dando sinais de que teria domínio. Com linha defensiva bem alta e presença no campo de ataque, circulava a bola, mas tinha dificuldades de encontrar espaços nas costas da defesa. Pedrinho e Matheus Gonçalves abertos davam opção, mas os mexicanos fechavam os espaços por dentro. Os "europeus" Vitor Roque e Luís Guilherme pouco construíram, e os mexicanos foram se soltando.
Com o jogo concentrado entre uma intermediária e outra, os visitantes decidiram apostar nos arremates de fora da área. Nada que levasse perigo ao gol de Robert. Já o Brasil seguiu trabalhando bola e praticamente não criou boas oportunidades, ao ponto de se ouvir um esboço de vaias do público em São Januário na saída para o intervalo.
O México voltou com maior intensidade, presença no campo de ataque, e Ramon logo fez três mudanças: Rayan, João Cruz e Pedro Lima nas vagas de Matheus Gonçalves, Luís Guilherme e Chermont. Em casa, o atacante do Vasco não precisou de nem três minutos para invadir a área e quase marcar na melhor chance do Brasil.
Na sequência, João Cruz cobrou escanteio na medida e Arthur Dias subir muito e testar firme. Gol e assistência do Athletico-PR! As mudanças de Ramon fizeram efeito imediato e logo em seguida João Cruz deu mais uma assistência. Dessa vez, para o dono da casa: Rayan recebeu na área, deslocou o goleiro e fez a festa.
As mudanças de Ramon fizeram com que o Brasil debruçasse no campo de ataque e dificultasse a saída de bola mexicana. Rayan de confiança alta ainda quase marcou de fora da área e serviu Pedrinho, travado pela defesa já na frente do goleiro.
Campeão sul-americano em 2023 e grande nome da geração, Vitor Roque passou em branco e foi substituído por Deivid Washington, do Chelsea, aos 35 do segundo tempo. Timidamente, alguns torcedores esboçaram vaias ao atacante em São Januário.
No fim do jogo, o México descontou com João Victor, contra, mas o Brasil controlou as ações e garantiu a vitória.
Fonte: ge
Escalação do Brasil: Robert Assunção; JP Chermont (Pedro Lima), João Souza, Arthur Dias e Léo Derik; Lucas Rayan (Gabriel Carvalho), Breno Bidon e Luís Guilherme (João Cruz); Matheus Gonçalves (Rayan), Pedro Henrique (Wesley) e Vitor Roque (Deivid Washington).
Fonte: Itatiaia
Brasil 2 x 1 México | Gols | Amistoso internacional Sub-20
Fonte: ge