Vasco segue em 6º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Sexta-feira, 06/09/2024 - 07:34
Na edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 1,9 milhão de novos seguidores durante o mês de agosto, e os cinco clubes que mais se destacaram foram: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Fluminense. Juntos, foram responsáveis por 1,4 milhão de inscrições, ou 73% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Flamengo liderou os ganhos no mês de agosto, somando 510 mil novas adesões no combinado de suas redes sociais. No YouTube, o "Rubro-Negro" registou o maior crescimento, com 70 mil novos inscritos, e como consequência, alcançou a marca inédita de 7 milhões de inscrições na plataforma. Além disso, o "Fla" obteve o maior crescimento no Instagram, com 290 mil novos seguidores e no "X", com 51 mil.

O Palmeiras somou 423 mil novas inscrições no total de seus perfis no último mês e chegou à terceira posição do Ranking Digital. O clube desbancou o São Paulo FC, que ocupou a terceira posição do ranking geral durante toda a série histórica do estudo, iniciada em julho de 2016. O ganho de posições entre os cinco maiores clubes do ranking é algo raro, o que torna a conquista do Palmeiras muito relevante. Esse resultado se deve ao desempenho do clube no ganho de novos seguidores desde janeiro de 2024, especialmente em seu perfil oficial no TikTok.

Do total de novas inscrições do "Alviverde" no último mês (423 mil), 71% ou 300 mil vieram do perfil oficial do clube no TikTok, plataforma na qual o Palmeiras detém da segunda maior conta do país entre os clubes de futebol, atrás apenas do Flamengo. Além disso, em agosto o clube somou 102 mil novos inscritos no Instagram e 20 mil no YouTube.

O Corinthians obteve o terceiro maior saldo do mês, com mais de 203 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O "Timão" destacou-se entre os melhores crescimentos no Instagram, somando 195 mil novos seguidores, o que representa 96% de todo o seu ganho. No YouTube, o clube arrecadou 10 mil novos inscritos. Com estes resultados, o Corinthians atingiu a marca de 37 milhões de inscrições no combinado de seus perfis.

O São Paulo registrou o quarto melhor desempenho ao contabilizar 113 mil novas adesões na somatória de suas mídias digitais. No Instagram, o "Tricolor Paulista" arrecadou 99% desse total, ou seja, 112 mil inscrições do último mês são advindas desta plataforma. A média de novos inscritos nas contas do clube em 2024 tem sido menor que no ano anterior, o que culminou na perda da terceira posição no ranking geral.

O Fluminense fechou o TOP5 dos maiores crescimentos, registrando 109 mil novas inscrições em suas plataformas. O maior destaque do "Flu" foi no TikTok, que acumulou 100 mil novos inscritos, representando 92% de todo o seu desempenho.

O Grêmio também se destacou em agosto. O clube gaúcho alcançou a marca de 12 milhões de inscrições no total de seus perfis oficiais.

Veja abaixo o levantamento completo:



Fonte: IBOPE Repucom