Vôlei Sentado: Brasil de Diogo Rebouças vence a Ucrânia e vai disputar o 5º lugar nos Jogos Paralímpicos
Terça-feira, 03/09/2024 - 15:51
O Brasil entrou em quadra já sem chances de avançar às semifinais do vôlei sentado masculino, mas venceu a Ucrânia por 3 sets a 1 nesta terça-feira (3). As parciais foram de 25/17, 25/22, 22/25 e 25/20. Com o resultado, a seleção verde e amarela terminou na terceira posição do Grupo B, com um triunfo e duas derrotas na fase de classificação, e enfrentará o Cazaquistão na disputa pelo quinto lugar das Paralimpíadas de Paris. O confronto está marcado para quarta (4), às 15h (de Brasília).

O ucraniano Denys Bytchenko marcou 19 pontos e foi o grande destaque ofensivo da partida desta terça. Pelo lado do Brasil, quatro atletas derrubaram mais de 10 bolas: Alex (15), Luis Fabiano (13), Thiago (12) e Wescley (12). Apesar de ter cometido 31 erros, a seleção verde e amarela foi superior na maior parte das estatísticas. Pontuou 48 vezes no ataque, contra 36 da Ucrânia. Também esteve bem acima nos bloqueios (17 a 11).

Brasil e Ucrânia chegaram ao jogo desta terça já sem chances de lutar por medalhas, porque perderam para Irã e Alemanha nas primeiras rodadas do Grupo B (os brasileiros, inclusive, nem ganharam sets nas partidas anteriores). Iranianos, em primeiro, e alemães, na segunda posição, avançaram às semifinais das Paralimpíadas. Na próxima fase, enfrentarão Egito e Bósnia, respectivamente.

Vice-líder do ranking mundial, a seleção brasileira masculina buscava seu primeiro pódio paralímpico no vôlei sentado. Com participações seguidas desde os Jogos de Pequim 2008, o time bateu na trave na Rio 2016 e em Tóquio 2020, terminando na quarta posição. Se vencer a disputa pelo quinto lugar, igualará a campanha de Londres 2012. Caso fique em sexto, repetirá o desempenho de 16 anos atrás.

A primeira fase do torneio masculino de vôlei sentado reuniu em Paris as sete melhores seleções do ranking mundial: Irã, Brasil, Egito, Bósnia, Alemanha, Ucrânia e Cazaquistão, nessa ordem. A oitava participante foi a França, 23ª do mundo no momento, mas que se classificou para os Jogos por ser país-sede.

Como foi Brasil x Ucrânia 🏐

O Brasil largou na frente e abriu boa vantagem no início do jogo (7 a 3), mas a Ucrânia se recuperou e equilibrou as ações, chegando a liderar o marcador. A reação europeia, no entanto, durou pouco. Os brasileiros logo retomaram o controle da partida, marcando pontos em sequência, e tiveram tranquilidade para fechar em 25 a 17, com ace de Luis Fabiano.



No segundo set, a Ucrânia começou melhor, mas o Brasil anotou seis pontos seguidos e passou à frente: 9 a 7. A partir daí, houve alternâncias no placar. A seleção verde e amarela, porém, foi superior na maior parte do tempo e venceu a parcial por 25 a 22.

Assim como no set anterior, a Ucrânia abriu vantagem nos primeiros momentos da terceira parcial. Dessa vez, no entanto, o Brasil teve dificuldade para reduzir o prejuízo e se manteve atrás durante todo o tempo. Uma tentativa final de reação ainda foi freada, e os ucranianos seguiram vivos no jogo, triunfando por 25 a 22.

Os primeiros pontos do quarto set foram brasileiros, e a Ucrânia igualou rapidamente. Aos poucos, no entanto, o Brasil assumiu o controle da parcial e construiu uma vantagem elástica. Sem grandes sustos, fez 25 a 20, garantiu a primeira vitória em Paris e vai disputar o quinto lugar das Paralimpíadas.

Confira os próximos duelos do vôlei sentado masculino

Disputa pelo 7º lugar:

Quarta-feira, 4 de setembro – França (4ª do Grupo A) x Ucrânia (4ª do Grupo B) – 7h (de Brasília)

Disputa pelo 5º lugar:

Quarta-feira, 4 de setembro – Brasil (3º do Grupo B) x Cazaquistão (3º do Grupo A) – 15h (de Brasília)



Semifinais:

Quinta-feira, 5 de setembro – Bósnia (1ª do Grupo A) x Alemanha (2ª do Grupo B) – 7h (de Brasília
Quinta-feira, 5 de setembro – Irã (1º do Grupo B) x Egito (2º do Grupo A) – 9h (de Brasília)

Disputa pelo bronze:

Sexta-feira, 6 de setembro – 10h (de Brasília)

Final:

Sexta-feira, 6 de setembro – 14h30 (de Brasília)

Fonte: ge