A partida em Salvador teve dois tempos de dominância extrema entre as equipes. Na primeira etapa, o Vitória não deixou o Vasco respirar, mas não conseguiu ser efetivo. Já o segundo período, foi de destaque carioca. O Vasco não só apresentou um maior volume de jogo, como soube aproveitar as oportunidades e conseguiu marcar o único gol do duelo. O responsável pela festa dos Gigantes da Colina foi João Victor.
Com o resultado, o Vasco se manteve na oitava posição com 34 pontos. Já o Vitória segue amargando a zona de rebaixamento, em 18º lugar com 22.
O JOGO
O primeiro tempo foi de domínio do Vitória. O time fez suas principais jogadas pelo lado direito, acionando Carlos Eduardo. Não à toa, aos nove minutos de jogo, o atacante recebeu uma bola de Osvaldo, e chutou cruzado em direção ao gol, mas a bola foi para fora, passando perto da trave de Léo Jardim.
Dois minutos depois, Osvaldo aproveitou mais um erro da defesa adversária e chutou forte no canto do gol. Apesar de Jardim defender, Alerrandro aproveitou o rebote, que chutou na zaga, sem direção.
O Leão continuou dominando o Vasco, que durante toda a primeira etapa apresentou dificuldades de organização. Aos 20 minutos, Cáceres chegou pela lateral, cruzou na área, e assistiu Osvaldo finalizar de voleio. A bola, no entanto, esbarrou na barriga de Alerrandro e atrapalhou a finalização do atacante. Quatro minutos depois, o arqueiro precisou trabalhar novamente, após mais uma chegada perigosa do Rubro-Negro.
O Vasco, sem um jogador articulador em campo, optou por bolas mais alongadas e verticais, que sempre eram interceptadas pelo time da casa. O Gigante da Colina acordou aos 32 minutos, tentando chegar na defesa adversária, mas perdia a posse de bola no meio do caminho.
O controle do Vitória no primeiro tempo foi suficiente para incomodar a defesa e fazer Léo Jardim ser o melhor em campo.
O Vasco começou o segundo tempo com mudanças no elenco e outra atitude. Até os dez minutos, o domínio era do time visitante. Logo aos três minutos, Lucas Arcanjo precisou se esticar para livrar o gol da equipe carioca, depois que Hugo Moura arriscou um chute de fora da área.
Vegetti tentou chegar na área de Arcanjo duas vezes seguidas, mas o arqueiro conseguiu ficar com a bola sem dificuldades. O momento, no entanto, era de pressão do Vasco. Aos 18 minutos, Leandrinho avançou sobre a marcação, finalizou e obrigou Arcanjo a fazer mais uma boa defesa.
O Leão perdeu uma boa oportunidade aos 23 minutos. Em contra-ataque, Mosquito desceu em velocidade e passou para Alerrandro, que pegou mal na bola e chutou por cima do gol.
O Vasco seguiu insistindo por todos os lados e aos 27 minutos, finalmente, encontrou o caminho do gol. Na cobrança de escanteio de Payet, o zagueiro subiu com liberdade na área e cabeceou, deixando Lucas Aracanjo sem chances de defesa.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0X1 VASCO
Campeonato Brasileiro – 25ª Rodada
Data e horário: 1/9/2024, 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gol: João Victor, aos 27′ do 2t (0-1)
Cartões amarelos: Neris e Willean Lepo (VIT); João Victor e Maicon (VAS)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Willean Lepo, aos 15′ do 2t), Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan Vinícius, Willian Oliveira e Machado (Everaldo, aos 31′ do 2t); Alerrandro (Janderson, aos 26′ do 2t), Osvaldo (Gustavo Mosquito, aos 15′ do 2t) e Carlos Eduardo (Zé Hugo, aos 26′ do 2t). Técnico: Thiago Carpini.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho, aos 31′ do 2t), Sforza, Rayan (Jean David, no intervalo), Emerson Rodríguez (Payet, no intervalo) e David (Leandrinho, aos 17′ do 2t); Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.