VASCÃO VENCE O ATHLETICO-PR DE VIRADA EM SÃO JANUÁRIO E SOBE PARA 8º NO BRASILEIRO: 2 A 1
Segunda-feira, 26/08/2024 - 22:57
O Vasco superou um gol de Gabriel no primeiro tempo e, com o colombiano Emerson Rodríguez e Vegetti, buscou a virada para vencer o Athletico Paranaense, em São Januário, por 2 a 1, pelo Brasileirão.
Com a vitória, o Cruz-Maltino chega a 31 pontos e sobe ao oitavo lugar, deixando o Furacão, que tem um jogo a menos, em décimo, com 30. Na quinta, os dois times voltam a se enfrentar, também na Colina, pela Copa do Brasil.
O JOGO
Foi um início de jogo bem lento em São Januário, com duas equipes se estudando bastante. A bola rodava de um lado para o outro, sem que nenhum dos lados conseguisse chegar em zonas de finalização.
Mas foi rodando a bola que o Athletico saiu na frente. O Furacão já estava melhor na partida e aparecia com mais frequência no campo de ataque. Aos 22 minutos, o lance saiu da canhota para a direita, até Nikão receber e deixar no meio com Gabriel, que teve liberdade para chutar de fora da área e abrir o placar do encontro.
O Vasco demorou a se encontrar. Errou muito na primeira meia hora de jogo e praticamente não ameaçou. A primeira boa jogada saiu dos pés de Payet, que abriu na direita para Hugo Moura. O volante cruzou, Vegetti desviou de cabeça e Thiago Heleno, tentando cortar, acabou mandando a bola no poste.
Depois do susto, o Rubro-Negro voltou a controlar o jogo e teve tudo para marcar o segundo com Canobbio, que recebeu de Mastriani na área e bateu forte de perna direita. Léo Jardim evitou o gol com uma defesaça.
O Cruz-Maltino continuou mostrando dificuldade para marcar no corredor central. No ataque, os pontas não conseguiram desequilibrar e Payet foi menos participativo. Vegetti só recebeu uma boa bola na área.
O segundo tempo cruz-maltino foi diferente. Com Rayan na vaga de Adson, o time conseguiu criar mais pelos lados do campo. Vegetti, enfim, começou a ser municiado. Só que o Athletico tinha os contra-ataques e Nikão quase empatou aos 15, após cruzamento rasteiro de Canobbio.
O duelo passou a ser cruzamento de um lado e contra-ataque do outro. Entre um e outro, os erros de passe seguiram. Mas foi justamente quando os papéis se inverteram que os donos da casa chegaram ao gol. Rayan puxou contra-ataque e Emerson Rodríguez ficou com a sobra de corte de Gabriel. Dessa vez, o ponta balançou para cima de Thiago Heleno e tirou de Léo Linck para deixar tudo igual.
Foi aí, então, que a lei do ex tentou aparecer. Piton abriu com Payet na esquerda da área. O francês tentou achar Vegetti, mas Hugo Moura ficou com a sobra do corte de Thiago Heleno e bateu já caindo para balançar as redes. Chamado ao VAR, entretanto, o árbitro marcou impedimento de Vegetti e anulou o tento.
Só que o Vasco insistiu, e a virada veio também através de um cruzamento. Leandrinho, que entrou na vaga de Emerson Rodríguez, recebeu de Payet na canhota e cruzou para Vegetti, que mandou cabeçada no cantinho. Léo Linck não conseguiu evitar o gol do Pirata. Dessa vez, nem o VAR.
Ainda assim, o clima em São Januário ficou tenso: recentemente, os vascaínos levaram dois empates nos acréscimos. Mas dessa vez, o roteiro foi diferente. Determinado, o time de Rafael Paiva confirmou a vitória.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2×1 ATHLETICO
24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 26/8/2024 (segunda), às 21h (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor e Michael Stanislau (Ambos RS)
Cartão amarelo: Mateus Carvalho (VAS), Thiago Heleno, João Cruz, Martín Varini (CAP)
Cartão vermelho: Fernando (CAP)
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Matheus Carvalho e Payet (Sforza, 49'/2°T); Emerson Rodríguez (Leandrinho, 38'/2°T), Adson (Rayan, intervalo) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
ATHLETICO: Léo Link; Kaique Rocha, Thiago Heleno, Lucas Esquivel e Gabriel (Felipinho, 43'/2°T); Erick, Christian e João Cruz (Cuello, 18'/2°T); Nikão (Praxedes, 43'/2ºT), Canobbio (Julimar, 31'/2°T) e Mastriani (Di Yori, 31'/2°T). Técnico: Martín Varini.
Gols: Gabriel, 23'/1°T (0-1); Emerson Rodríguez, 22'/2°T (1-1); Vegetti, 40'/2°T (2-1)