Ex-árbitros divergem sobre lance do gol de Vegetti
Segunda-feira, 12/08/2024 - 01:04
Anderson Daronco polemizou ao validar o primeiro gol do Vasco na vitória sobre o Fluminense mesmo após intervenção do VAR. O UOL questionou três ex-árbitros sobre a decisão e ouviu opiniões diferentes, que vão desde "errou feito" a "foi seguro ao manter a decisão".
"O gol foi irregular porque a bola toca no braço do Vegetti antes de ele concluir a gol", Carlos Eugênio Simon.
"O gol é ilegal. Não pode sair um gol proveniente de jogada em que a bola bate na mão do jogador ou que ele se beneficie por isso. Honestamente, não consigo entender no que Daronco se baseou para para confirmar o gol. Acho que o gol é muito fácil de ser anulado. Daronco errou feio", Alfredo Loebeling.
"Na falta de imagem clara que demonstre se a bola tocou na mão de Vegetti, o gol foi legal porque o toque anterior em outro jogador do Vasco foi claramente acidental e não é infração. Coisa que seria caso o toque fosse em Vegetti, pois ele próprio marcou o gol. O VAR errou ao recomendar a revisão para analisar se o toque no braço do outro jogador do Vasco foi acidental ou não, pois foi muito claro que foi. O erro aqui também é da Comissão [de Arbitragem] porque orienta neste sentido, que só gera confusão e embaraço para o árbitro. Daronco foi seguro ao manter a decisão de campo", Manoel Serapião,
O que aconteceu
Vegetti abriu o placar para o Vasco aos 22 minutos, mas o gol foi polêmico. Payet cruzou para a área, o atacante argentino mandou para o fundo da rede após bate-rebate e saiu para comemorar, enquanto adversários acusaram que a bola bateu na mão de vascaínos
Daronco foi chamado pelo VAR por possível toque no braço, revisou a jogada no monitor e manteve a decisão. A bola resvalou na mão de Léo antes de pegar em Vegetti.
O árbitro foi detonado do presidente do Fluminense após a partida. Mario Bittencourt disparou que Daronco precisa ter "humildade" para se aposentar.
"O que houve foi uma vergonha no ponto de vista do não cumprimento de uma regra. A orientação é muito clara: quando bate na mão do atacante, ele tem que ser anulado, não se avalia mais intenção. O argumento esdrúxulo dele foi que o lance foi inconclusivo, foi o que disse ao nosso preparador. Se foi inconclusivo, porque o VAR chamou?", Mario Bittencourt.
"Sinceramente, Daronco tem que ter humildade de parar porque está feio. Ele não consegue acompanhar o jogo. Jogadores todos comentam que ele, quando tem tiro de meta, manda esperar bater para ele poder andar até o meio de campo. há o momento, assim como o jogador, alguns árbitros tem que ter essa humildade."
Daronco vem sendo muito criticado pelas recentes atuações. O árbitro Fifa desagradou palmeirenses e flamenguistas no duelo entre os clubes pela Copa do Brasil.
Fonte: UOL