Torcedor vascaíno, Hugo Calderano perde na disputa do bronze do tênis de mesa em Paris 2024
Hugo Calderano perdeu a disputa de bronze do torneio individual do tênis de mesa para o francês Felix Lebrun por 4 a 0, parciais de 7 x 11, 10 x 12, 7 x 11 e 6 x 11. O brasileiro termina a competição sem medalha depois de emplacar o melhor resultado da carreira nas Olimpíadas.
Adversário na decisão do bronze, Felix é um dos grandes prodígios do esporte francês e também do tênis de mesa. Ele tem apenas 17 anos, é campeão europeu individual, em 2023, e vice-campeão mundial por equipes.
Calderano fez história não só no esporte brasileiro, mas também no sul-americano, ao se classificar para a semifinal. Nunca antes um atleta do continente chegou entre os quatro melhores do torneio individual do tênis de mesa masculino nas Olimpíadas.
O jogo
A partida começou difícil para o brasileiro. Lebrun se aproveitou do apoio dos franceses, que transformaram o ginásio em um caldeirão, para pressionar Hugo e mostrar agressividade desde o começo.
O brasileiro chegou a abrir uma vantagem de dois pontos, mas levou seis consecutivos e não conseguiu reagir, vendo o rival fechar o primeiro set em 11 x 7.
Lebrun começou o segundo set mantendo um ritmo forte enquanto Calderano parecia sentir ainda o momento. Depois de o francês abrir 8 x 3, ele reagiu, virou e chegou a ter o set point em 10 x 9, porém cedeu três pontos seguidos para o adversário, que fechou a segunda etapa e abriu 2 a 0.
Hugo começou bem o terceiro set. Novamente chegou a abrir uma pequena vantagem no período. Porém o jovem francês soube reagir. Se aproveitou dos erros do brasileiro, virou e venceu também a parcial por 11 x 7, ficando a uma vitória do bronze.
Hugo Calderano entrou para o quarto set já pressionado e com margem de erro muito pequena para sonhar com a medalha e pareceu sentir a situação em que se colocou. Viu Felix abrir larga vantagem logo no início e perdeu a quarta etapa por 11 x 6, terminando sem a medalha de bronze.
Fonte: ge