Trabalho físico recente de Philippe Coutinho deve potencializar sua readaptação ao futebol brasileiro
Os primeiros minutos de Coutinho com a camisa do Vasco não surpreenderam aos que acompanham a sua dedicação para se readaptar ao futebol brasileiro o mais rápido possível. Desde maio o meia de 32 anos faz um trabalho extracampo, e o clube espera que ele seja potencializado agora.
O foco é que Coutinho tenha mais minutos de forma gradativa para ganhar mais ritmo de jogo. Para isso o Vasco já tem em mãos dados da última temporada no Qatar e do trabalho de Coutinho nas férias, quando esteve acompanhado do fisioterapeuta Renato Valença, no Rio.
O profissional conheceu o jogador em 2007, em uma convocação para seleção sub-15. De lá pra cá , o relacionamento ganhou muita confiança e se transformou em amizade. Além de Coutinho, Renato também trabalhou os retornos de Alex Teixeira e Souza ao Vasco.
"Foram passados dados de todo controle de carga e métricas que envolvem as avaliações que fizemos , bem como todos os dados medidos no GPS para dar um "norte" ao clube de como os atletas chegariam , além de informações da última temporada", explicou Renato ao blog.
Foco nas férias
Segundo o fisioterapeuta, o fato de Coutinho, Alex e Souza terem treinado junto com o mesmo objetivo, de voltar ao Vasco, ajudou na evolução.
- Acredito primeiramente no fato, dos três estarem envolvidos com o mesmo foco ao projeto Vasco . A relação de respeito entre eles e principalmente amizade contribuiu muito para um ajudar ao outro durante esses dias de preparação - completou Renato Valença.
O trabalho é contínuo, segue em paralelo ao clube, e complementar, obedecendo à metodologia do departamento de performance do Vasco, sob comando do médico Gustavo Caldeira. A relação de comunicação promove ajustes necessários para o atleta no dia a dia.
- O objetivo do trabalho é organizar e periodizar todo o processo de saúde do atleta visando uma melhor adaptação física para que o jogador chegue em alto nível quando apresentado ao clube - explica o fisioterapeuta do trio.
O programa tem como base um conjunto de empresas e profissionais das diversas áreas da saúde, construindo através da relação multidisciplinar a necessidade para cada atleta. E é feito especialmente para jogadores que se preparam antes do início de uma temporada
- Os estímulos são definidos através do que avaliamos assim que eles chegam, e procuramos integra-los junto a outros jogadores que também estão de férias, mantendo a forma com outros colegas preparadores físicos e fisioterapeutas ,contribuindo para o alto nível do trabalho - , finalizou Valença.
Fonte: Blog Diogo Dantas - O Globo