Julio Brant auxiliará clubes do Mato Grosso do Sul na reforma do estatuto da FFMS
Sábado, 20/07/2024 - 07:49
Um novo capítulo do futebol sul-mato-grossense começa a ser escrito nesta semana. Representes de 12 clubes do Estado se reuniram com o governador Eduardo Riedel (PSDB), nesta sexta-feira (19), para deliberar sobre o futuro do esporte.

O encontro foi um pedido dos integrantes da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, após os desdobramentos da operação Cartão Vermelho, que culminou na prisão do presidente da entidade, Francisco Cezário de Oliveira.

Na ocasião os dirigentes conheceram o consultor de futebol e conselheiro do Vasco da Gama, Julio Brant. O executivo tem experiência na gestão de empresas, como Vale (VALE3) e Andrade Gutierrez. Além do currículo respeitado, tem a paixão pelo time carioca e já concorreu a eleição da presidência do Vasco por três vezes.

Depois de 1h30 de conversa, todos saíram otimistas com cronograma definido e a expectativa de apresentar um novo estatuto da federação na próxima quinta-feira (25).

Cláudio Barbosa, presidente do Esporte Clube Comercial, destacou a importância da reunião. "Muito importante essa reunião hoje com o governador e com o secretário Júlio, que ele trouxe do Rio de Janeiro, uma pessoa experiente. Acho que vai nos ajudar muito em prol do futebol sul-mato-grossense, no crescimento, fazendo um projeto bacana para todos os clubes profissionais e clubes de base. Acho que foi muito produtivo, tenho certeza que vamos caminhar daqui para frente em uma situação muito melhor para o futebol", afirmou Barbosa.

Presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro da Silva, ressaltou o papel do governador em promover a harmonia entre os clubes. "A importância foi o governador se posicionar aqui, estar disposto a ajudar os clubes a chegar a um consenso, porque está tendo muitas picuinhas entre os presidentes do clube. O governo pediu para que os clubes se organizassem de forma harmônica, para encontrar o melhor caminho a ser tomado", explicou Gilmar.

Ressaltando as ações que serão tomadas dentro da legalidade, presidente do Costa Rica, André Baird, celebrou a alteração do estatuto visando uma nova eleição. "O governo disponibilizou uma pessoa pra nos ajudar a conduzir o processo.  Não só de eleição, mas do futebol como um todo. Para voltar a ter um ciclo de competições, para a gente voltar a ter estrutura de empresas privadas, para a gente voltar a ter um bom futebol e levar o futebol sul-mato-grossense e um alto nível", pontuou.

Segurança jurídica – De acordo com Julio Brant, a orientação do governador é trabalhar por um consenso, incluindo todos os atores para chegar a um texto final. A minuta deve ser apresentada na reunião da próxima semana, para a junta de presidentes esportivos que serão escolhidos para homologar o processo.

"Eu vou conversar com o presidente Estevão Petrallás e vamos ver como é que a gente consegue coordenar isso para que até quinta-feira exista aí pelo menos um consenso dessa minuta de estatuto. Se vai votar ou não já é outra história, mas pelo menos um consenso", acrescentou.

O conceito desse novo estatuto é trazer mais segurança jurídica para a federação. "Que traga mais democracia ao processo de troca de gestão, de alternância de poder na Federação, e que traga mais profissionalismo para a gestão da Federação. Isso vai refletir diretamente no futebol do Estado. Uma federação forte, uma federação comprometida, ela traz mais segurança para o futebol, consequentemente traz mais parceiros que confiem no processo do futebol do Estado, e esses parceiros vão investir mais e o futebol começa a reagir. Então a gente está muito otimista com esse processo, que começa agora".

A próxima etapa ocorrerá na quinta-feira (25), no Hotel Grand Park, às 14h, onde a alteração estatutária será discutida e possivelmente aprovada, marcando o início de uma nova era para o futebol no Mato Grosso do Sul. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS



Fonte: Campo Grande News