Rafael Paiva se preocupa em resgatar jogadores que estavam em baixa no elenco vascaíno
Quinta-feira, 18/07/2024 - 16:11
Na vitória sobre o Atlético-GO, na quarta-feira, Pablo Galdames voltou a dar as caras no Vasco. O chileno não jogava há um mês e tinha ficado fora da relação nos três jogos anteriores. A volta do volante ao time mostra uma tendência do treinador Rafael Paiva de recuperar jogadores que não viviam bom momento na temporada.

- O Galdames é um jogador talentoso e temos que resgatar todo mundo. O Praxedes é um jogador que estava sendo contestado e mostrou qualidade. Mateus Cocão, Maicon, Léo. A gente sabe o potencial que eles têm. Confiamos neles, não pararam de trabalhar e temos que oportunizar para mostrarem. O Galdames vai evoluir muito. Tem muito potencial - destacou Paiva após o jogo.

O bom trabalho do interino, que alcançou quatro vitórias seguidas no Brasileirão, tem como marca a melhora no rendimento de alguns jogadores e, consequentemente, do coletivo. Veja atletas que recuperaram espaço com Rafael Paiva:

João Victor

O zagueiro ficou no banco de reservas nos últimos dois jogos de Álvaro Pacheco. Assim que assumiu o comando, Paiva voltou a escalá-lo como titular, o que melhorou a atuação da zaga vascaína. João Victor acabou machucando e ficou fora dos últimos quatro jogos.

Maicon

O zagueiro não chegou a perder espaço no Vasco, mas vinha sendo muito questionado pelo torcedor. Paiva insistiu em Maicon e recuperou a confiança do jogador, que vem de bons jogos no Brasileirão. O trabalho do técnico começou por dar solidez defensiva ao time, e isso passa pelo resgate do defensor. Mesmo quando ele ficou suspenso e Rojas e Lyncon entraram bem contra o Inter, o interino voltou com Maicon como titular no jogo seguinte, diante do Corinthians.

- O mais importante era resgatar a confiança dos nossos jogadores. Sempre achei o grupo qualificado, com jogadores talentosos, com história no futebol brasileiro. Conseguimos fazer a confiança voltar - disse o treinador.

Léo

O jogador não jogava desde 19 de junho e convivia com críticas da torcida. Quando João Victor machucou e o interino precisou escalar Léo, o zagueiro ganhou o respaldo do treinador. Falhou no jogo contra o Inter, mas vem mantendo atuações seguras. Foi titular na sequência de quatro vitórias seguidas.

Mateus Cocão

O volante estava na reserva com o ex-treinador Álvaro Pacheco. Voltou a ser titular contra o São Paulo, quando Paiva assumiu o Vasco, e não saiu mais do time. Sua presença melhorou o desempenho do meio-campo, tanto na marcação quanto na transição.

Hugo Moura

Contratado em abril, no fechamento da primeira janela, Hugo Moura soma 11 jogos pelo Vasco - oito deles sob o comando de Rafael Paiva. O volante tinha jogado apenas 8 minutos com Álvaro Pacheco, ao entrar nos minutos finais do jogo contra o Palmeiras. Nesta segunda passagem do interino, ele só ficou fora contra o Inter, porque estava suspenso. Melhorou a marcação no meio-campo e tem duas assistências nos últimos dois jogos.

Praxedes

Antes de Paiva, a última partida de Praxedes tinha sido contra o Flamengo, no dia 2 de junho. Questionado pela torcida, o volante ganhou nova chance contra o Inter e voltou ao time titular diante do Corinthians. Foi mantido nesta quarta, contra o Atlético-GO.



Galdames

Havia a possibilidade de Galdames ser negociado pelo Vasco nesta janela, por causa do pouco espaço no time. O jogador chegou a viajar para o Chile para resolver questões familiares e não jogava desde 19 de junho. Voltou a atuar contra o Atlético-GO, entrando no segundo tempo, e foi elogiado por Paiva depois do jogo.

Adson

O atacante ganhou sequência com Rafael Paiva e hoje pode ser considerado um dos principais jogadores da equipe. O mérito do interino é escalá-lo na ponta direita, posição na qual prefere atuar. Adson tinha sentido a coxa e mesmo assim viajou para o jogo desta quarta. A escalação foi confirmada pouco antes do jogo. Ele tem um gol e uma assistência nos sete jogos com Paiva.

David

O atacante tinha perdido espaço com Álvaro Pacheco. Sequer relacionado na estreia do treinador, David começou no banco nos últimos dois jogos do português. Com Paiva, ele retomou a vaga no time titular e tem sido importante no esquema do treinador. Ele tem dois gols e duas assistências em cinco jogos - não jogou duas partidas (Botafogo e Inter) porque estava suspenso.

Fonte: ge