Rafael Paiva: 'O mais importante era resgatar a confiança dos nossos jogadores'
Quarta-feira, 17/07/2024 - 21:36
Uma semana após vencer o Corinthians pela primeira vez em 14 anos, o Vasco quebrou outro tabu nesta quarta, ao bater o Atlético- GO por 1 a 0 e emplacar a primeira sequência de quatro vitórias seguidas no Brasileirão desde 2012. O técnico Rafael Paiva comemorou o resultado, mas pediu pés no chão.

- Acho que para a gente o tabu é o menos importante agora. Muito satisfeito por como a equipe está rendendo, o que está jogando, o que está evoluindo, o que está tentando deixar dentro de campo, e para mim isso é mais importante. Os tabus são legais para a gente conversar e debater, mas o determinante é a forma como a equipe está jogando. É um jogo difícil e a gente conseguiu evoluir, acho que o caminho é esse, estou extremamente feliz pela vitória - disse.

Com as vitórias e o bom momento do time, a ansiedade do torcedor é pela estreia dos reforços que chegaram na segunda janela. Mais especificamente pela estreia de Philippe Coutinho, que não foi relacionado para enfrentar o Atlético-GO. Paiva pediu calma aos vascaínos.

- A gente está tentando condicionar os jogadores que chegaram para estarem no nível do grupo. Estão trabalhando forte e temos que ver no dia a dia. Sei que está perto do jogo do Atlético-MG, mas a gente tem dois treinos para decidir. A gente não quer antecipar para não deixar a expectativa alta. Importante é tentar deixar o time organizado coletivamente. Quando acharmos que estão aptos, vão entrar. Não podemos deixar de falar dos jogadores que atuaram esses jogos, corresponderam, evoluíram muito. É uma briga sadia, naturalmente as coisas vão acontecer - explicou o técnico.

Rafael Paiva também comentou o momento de resgate de confiança dos jogadores. Nesta quarta, ele voltou a utilizar Galdames, que tinha perdido espaço no Vasco. O volante entrou no segundo tempo. Na partida passada, o técnico optou por Praxedes no time titular, escolha que ele manteve em Goiânia.

- O Galdames é um jogador que tem uma batida muito boa de fora da área. A gente tinha mapeado que o Atlético defende bem na área e a gente precisava de um finalizador. A gente buscou alguém que finalizasse de média distância. A gente não conseguiu porque o Atlético saiu mais e não conseguimos colocá-lo em condições para finalizar. É um jogador talentoso e temos que resgatar todo mundo. O Praxedes é um jogador que estava sendo contestado e mostrou qualidade. Mateus Cocão, Maicon, Léo. A gente sabe o potencial que eles têm. Confiamos neles, não pararam de trabalhar e temos que oportunizar para mostrarem. O Galdames vai evoluir muito. Tem muito potencial - defendeu Paiva.

O próximo jogo do Vasco é no domingo, às 16h, contra o Atlético-MG, na Arena MRV. O time volta ainda nesta quarta para o Rio de Janeiro e viajará para Belo Horizonte no sábado.

Veja outras declarações de Paiva:

Análise do jogo

- A gente sabia que seria um jogo difícil. O início foi difícil, tínhamos clareza que não poderíamos tomar um gol no início. Demoramos para sair da defesa com a bola mais limpa. Tentamos mapear tudo para passar para os jogadores e deixar claro as dificuldades que o Atlético ia impor. Mas fizemos um bom jogo. Sabíamos que precisaríamos machucar. Conseguimos a vitória. Mas o Atlético é uma equipe qualificada.

Reforços chegam em bom momento

- O mais importante era resgatar a confiança dos nossos jogadores. Sempre achei o grupo qualificado, com jogadores talentosos, com história no futebol brasileiro. A gente sabia o que tinha em casa. Conseguimos fazer a confiança voltar, jogar futebol em alto nível. A gente está no caminho, tem que melhorar muita coisa. Coutinho, Payet, Alex, Emerson e Souza são jogadores que vão pegar um ambiente melhor. São qualificados, experientes, vão agregar muito e vamos tentar não perder o equilíbrio da nossa equipe. É um caminho que temos que percorrer para continuar pontuando. Vamos evoluir independentemente de quem joga.

Pressão do Atlético-GO

- Quando está perdendo, a equipe se atira mais ao ataque. Falta controlar mais a posse de bola. Tentar buscar o segundo gol com o controle do jogo. O adversário, que está perdendo, se lança mais. É natural o adversário sair mais. É natural do jogo. O que dá para evoluir é no controle de bola, buscar o segundo gol sofrendo um pouco menos, mas é natural.

Clima

- É um campeonato dificílimo. Tem muitas equipes qualificadas e a gente precisa pontuar em todos os jogos. Essa arrancada tranquiliza a semana, mas a gente quer mais, precisa evoluir mais. Os jogadores que chegaram vão qualificar o grupo. Vamos buscar a vitória. Pode ter algum jogo em que as coisas não darão certo. Importante é evoluir como equipe. Estamos no caminho.

Apoio da torcida

- Torcida fantástica. Quando chegamos no hotel tinham muito torcedores lá. A festa no estádio também. Isso contribui muito para deixar o ambiente melhor, os jogadores ficam confortáveis para tomar as decisões. A torcida foi demais, nos empurrando o tempo todo para buscarmos a vitória. O Atlético é um time qualificado, o Vagner Mancini chegou agora. É uma equipe que vai tirar ponto de muita gente. Principalmente em casa.

Evolução da defesa

- Quando a gente chegou, falamos que o equilíbrio defensivo era fundamental para as vitórias. Passamos a ter mais controle do jogo com a bola. Defender bem passa por isso. É uma das coisas que fizeram a gente evoluir. Eles estão se dedicando muito para defender, a gente está tentando encurralar o adversário no campo deles. Entendemos que bem defensivamente vamos conseguir resultados melhores.

Adson

- Adson tem evoluído demais, tem consistência grande. Defende muito bem, protege o corredor e tem conseguido desequilibrar ofensivamente. Cria muito, finaliza em gol. Teve um pequeno desconforto. A gente teve dúvida se traria, mas ele não quis ficar de fora. Ele jogou 70 minutos em intensidade, está muito bem condicionado fisicamente, o trabalho da fisiologia e preparação física é fundamental. Ele está em evolução grande e não quer sair mais.

Postura em campo

- Me deixava entristecido quando a gente só defendia. Sabia que a gente tinha mais potencial. Hoje a gente teve um volume maior, pelo corredor e centro. É algo que o Vasco sempre fez, com os jogadores que teve. Estamos tentando resgatar. Estamos evoluindo. Vamos buscar os três pontos com um futebol mais vistoso.

Fonte: ge


Rafael Paiva destaca evolução do Vasco: "Muito satisfeito"

O Vasco venceu o Atlético Goianiense por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, com gol de David, e chegou aos 23 pontos na tabela da competição.

A vitória foi motivo de celebração para o técnico Rafael Paiva, que comentou sobre o resultado e sobre o momento do time na coletiva de imprensa pós-jogo.

Essa foi a quarta vitória consecutiva do Vasco no Brasileirão. A sequência vitoriosa não acontecia desde 2012, quebrando assim um jejum de 12 anos sem vencer quatro consecutivas vivido pelo Vasco.

Rafael Paiva comentou sobre essa quebra de jejum e sobre vários outros assuntos.

Quebra desse jejum

"Sobre o tabu, acho que para a gente é o menos importante agora. Muito satisfeito pelo como a equipe está rendendo, o que ela está jogando, o que ela está evoluindo, o que ela está tentando deixar dentro de campo, e para mim isso é mais importante. Os tabus são legais para a gente conversar e debater, mas o determinante é a forma como a equipe está jogando, como respondeu no jogo de hoje, é um jogo difícil e a gente conseguiu evoluir, acho que o caminho é esse, a gente está muito satisfeito pelo que a gente entregou no jogo e extremamente feliz pela vitória."

Segredo para sequência vitoriosa

"Acho que o mais importante era resgatar a confiança dos nossos jogadores. Sempre achei o grupo qualificado, com jogadores talentosos, com história no futebol brasileiro. A gente sabia o que tinha em casa. Conseguimos fazer a confiança voltar, jogar futebol em alto nível. A gente está no caminho, tem que melhorar muita coisa. Coutinho, Payet, Alex, Emerson e Souza são jogadores que vão pegar um ambiente melhor. São qualificados, experiente, vão agregar muito e vamos tentar não perder o equilíbrio da nossa equipe. É um caminho que temos que percorrer para continuar pontuando. Vamos evoluir independente de quem joga."

Expectativa por estreias de reforços

"A gente está tentando condicionar os jogadores que chegaram para estarem no nível do grupo. Estão trabalhando forte e temos que ver no dia a dia. Sei que está perto do jogo do Atlético-MG,mas a gente tem duas treinos para decidir. A gente não quer antecipar para não deixar a expectativa alta. Importante é tentar deixar o time organizado coletivamente. Quando acharmos que estão aptos, vão entrar. Não podemos deixar de falar dos jogadores que atuaram esses jogos, corresponderam, evoluíram muito. É uma briga sadia, naturalmente as coisas vão acontecer."

Mais respostas

Pressão sofrida pelo Vasco na partida

"Quando está perdendo, a equipe se atira mais ao ataque. Falta controlar mais a posse de bola. Tentar buscar o segundo gol com o controle do jogo. O adversário, que está perdendo, se lança mais. . É natural o adversário sair mais. É natural do jogo. O que dá para evoluir é no controle de bola, buscar o segundo gol sofrendo um pouco menos, mas é natural."

Bom clima vivido pelo elenco

"É um campeonato dificílimo. Tem muita equipe qualificada e a gente precisa pontuar em todos os jogos. Essa arrancada tranquiliza a semana, mas a gente quer mais, precisa evoluir mais. Os jogadores que chegaram vão qualificar o grupo. Vamos buscar a vitória. Pode ter algum jogo em que as coisas não darão certo. Importante é evoluir como equipe. Estamos no caminho."

Evolução defensiva

"Quando a gente chegou, falamos que o equilíbrio defensivo era fundamental para as vitórias. Passamos a ter mais controle do jogo com a bola. Defender bem passa por isso. É uma das coisas que fizeram a gente evoluir. Eles estão se dedicando muito para defender, a gente está tentando encurralar o adversário no campo deles. Entendemos que bem defensivamente vamos conseguir resultados melhores."

Momento de Adson

"Adson tem evoluído demais, tem consistência grande. Defende muito bem, protege o corredor e tem conseguido desequilibrar ofensivamente. Cria muito, finaliza em gol. Teve um pequeno desconforto. A gente teve dúvida se traria, mas ele não quis ficar de fora. Ele jogou 70 minutos em intensidade, está muito bem condicionado fisicamente, o trabalho da fisiologia e preparação física é fundamental. Ele está em evolução grande e não quer sair mais."

Momento de Galdames

"O Galdames é um jogador que tem uma batida muito boa de fora da área. A gente tinha mapeado que o Atlético defende bem na área e a gente precisava de um finalizador. A gente buscou alguém que finalizasse de média distância. A gente não conseguiu porque o Atlético saiu mais e não conseguimos colocá-lo em condições para finalizar. É um jogador talentoso e temos que resgatar todo mundo. O Praxedes é um jogador que estava sendo contestado e mostrou qualidade. Mateus Cocão, Maicon, Léo. A gente sabe o potencial que eles têm. Confiamos neles, não pararam de trabalhar e temos que oportunizar para mostrarem. O Galdames vai evoluir muito. Tem muito potencial."

O Vasco volta a campo no próximo domingo (21), quando visita o Atlético-MG na Arena MRV pelo Campeonato Brasileiro. Será a décima segunda partida de Rafael Paiva pelo Vasco e a oportunidade de estender ainda mais essa sequência vitoriosa.

Fonte: BTB Sports