Antes de mais nada, o Vasco acertou a contratação de Josef Souza, do Istambul Basaksehir, da Turquia. O Clube de São Januário chegou a um acordo com o estafe do jogador para a chegada do meio-campista nesta janela de transferências.
A Agência RTI Esporte apurou que o jogador de 35 anos deseja fazer parte do processo de construção do clube e, por isso, abriu mão do salário astronômico que ganhava na Europa. Souza recebia 200 mil euros (R$ 1,2 milhão, na cotação atual) por mês.
O contrato será até dezembro de 2026, com salário de R$ 700 mil. A negociação do volante foi conduzida pelo presidente do Vasco, Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho, juntamente com o diretor técnico Felipe Loureiro, entusiastas da volta do jogador.
O Vasco vai pagar luvas robustas de forma parcelada para que o jogador possa voltar a vestir a camisa cruzmaltina. Os valores são mantidos sobre sigilo em virtude de uma cláusula de confidencialidade assinada pelas partes.
O atleta, inclusive, foi revelado pelo clube carioca. Após conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009, ele deixou o clube para atuar no exterior. Desde então, teve passagem destacada pelo Porto, Fenerbahçe, Al-Ahli Jeddah, Besiktas, Beijing Guoan e Basaksehir.
Nesse meio tempo, o volante faturou nove títulos fora do Brasil. O mais expressivo é, inclusive a Liga Europa vencida na temporada 2010/2011. Ele também teve breve passagem por Grêmio de 2012 a 2013 e São Paulo de 2014 a 2015.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Cruzeiro tentou atravessar a negociação do Vasco com Souza. A Raposa teria, inclusive, oferecido o dobro do salário proposto pelo Clube de São Januário. Entretanto, o jogador sequer quis ouvir a oferta da equipe de Belo Horizonte.
Apesar dos valores mais vantajosos, Souza optou por manter o acerto com o Vasco. No retorno ao clube, ele atuará ao lado de Alex Teixeira e Philippe Coutinho, amigos de infância, que também já estão acertados com o Gigante da Colina.
Fonte: RTI Esporte