Confira o raio-x dos chutes sofridos pelo Vasco no Brasileiro 2024
Sábado, 15/06/2024 - 11:07
O Vasco foi bombardeado nas partidas contra Palmeiras e Flamengo no Brasileirão. Foram oito gols sofridos e 53 finalizações contra nos dois jogos sob o comando de Álvaro Pacheco, mas o problema já se estende há algum tempo. Além de ter a pior defesa da competição, a equipe é a que mais sofre finalizações. Por que o Vasco é tão frágil defensivamente?

Já são 19 gols sofridos em apenas oito rodadas, que culminaram em seis derrotas na competição. No entanto, chama a atenção como os adversários têm facilidade em ameaçar o gol do Vasco.

Até aqui, segundo a pesquisa do Espião Estatístico, a equipe sofreu 136 finalizações à meta de Léo Jardim — uma média de 17 chutes por jogo. É como se a cada cinco minutos, um time adversário finalizasse contra o Vasco. Veja o raio-x das finalizações sofridas pela equipe vascaína.



— O que está anormal nesse gráfico é essa parte frontal. São 17 finalizações ali, é muita coisa. É um número muito grande dentro desse universo. Isso vem desde o ano passado. Acho que tem a ver com duas coisas. A característica de alguns volantes do Vasco e a falta de sequência — disse Rodrigo Coutinho, comentarista do Grupo Globo.

Para o comentarista, uma solução seria escalar outros volantes que não têm tido sequência no time titular e também uma possível mudança de esquema, com um 4-2-3-1. Segundo Coutinho, o Vasco precisa de volantes que tenham como característica a proteção da frente da área.

— Os volantes que têm mais capacidade de proteção da frente da área são os jogadores que não gozam de prestígio com a torcida: Zé Gabriel e Hugo Moura. Esses seriam atletas que guardariam melhor a frente da área. Galdames e Sforza, por exemplo, não têm essa capacidade de pressionar a bola, de ocupar essa entrada da área, com a mesma capacidade que outros volantes do elenco.



Entre outros motivos, o Vasco também sofre com a formação do elenco. O clube investiu na janela de transferências, mas ainda não obteve retorno. A equipe ainda não encontrou o meio de campo titular, sobretudo o volante mais utilizado: Hugo Moura, Zé Gabriel e Sforza já desempenharam na função. A ponta direita, a lateral direita e a formação da zaga também ainda são pontos de dúvidas.

O Vasco também tem alternado muito os esquemas em campo. O time começou com um 4-3-3, mudou para um 4-2-3-1 e, recentemente, tem usado um esquema com três zagueiros, que foi mais utilizado por Ramón Díaz no início do ano, no Carioca e nos amistosos.

Contra Flamengo e Palmeiras, o Vasco usou o esquema 5-2-3. Coincidência ou não, essas foram as partidas que a equipe sofreu mais finalizações. Contra o Criciúma, o time também sofreu tendo apenas dois volantes no meio, com Payet, Rayan, David e Vegetti fazendo um quarteto no ataque.

Quantas finalizações o Vasco sofreu em cada jogo?

  • 6 contra o Grêmio

  • 15 contra o Bragantino

  • 10 contra o Fluminense

  • 15 contra o Criciúma

  • 24 contra o CAP

  • 13 contra o Vitória

  • 28 contra o Flamengo

  • 25 contra o Palmeiras


— Ter essa falha ou demorar para ajustar é bom dizer que não é só uma questão dos volantes. Eu acho que é o sistema defensivo como um todo. Trabalhar mais em treinamento, compactação, os comportamentos quando a bola está do lado, o tipo de proteção que vai ser feita à área. Quando o adversário circula rápido de um lado para o outro. Isso aí a gente não vê esses padrões no Vasco já há algum tempo — disse o comentarista Rodrigo Coutinho.

Origem das jogadas

O gráfico abaixo mostra a origem — as assistências ou passes que geraram rebatidas da defesa vascaína - das finalizações sofridas pelo Vasco no Brasileirão. Fica nítido o problema na intermediária vascaína, seja pelo lado esquerdo, direito ou pelo centro.

Além disso, as costas dos laterais do Vasco também são bem exploradas pelos adversários. Na derrota para o Palmeiras, Estevão deu duas assistências pela ponta direita, encontrando algum atacante livre dentro da área.



O Vasco enfrenta o Cruzeiro neste domingo, às 18h30, em São Januário. A partida é válida pela nona rodada do Brasileirão. A equipe vascaína está na 14ª posição na tabela, com apenas seis pontos em oito jogos.

Fonte: ge