Pedrinho destacou a importância social de São Januário em audiência pública na Barra da Tijuca
Foi realizada nesta quarta-feira a penúltima audiência pública antes da votação do projeto de lei sobre o potencial construtivo de São Januário. A reunião aconteceu na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca e contou com a participação de Pedrinho, presidente do Vasco. Os moradores do bairro deram sinal verde para a continuidade do processo.
- A modernização de São Januário tem um impacto econômico na cidade do Rio de Janeiro. Há quase um século, 10 mil torcedores conseguiram se mobilizar para comprar um terreno e construir um estádio, (na época) o maior da América Latina. O estádio sendo modernizado, cada um de vocês aqui é como se fosse um desses 10 mil seres humanos que fizeram isso lá atrás - discursou o presidente, que completou:
- O estádio de São Januário tem uma representatividade social para o Rio de Janeiro e para o mundo. Se hoje temos grandes atletas de vários esportes negros isso se deve ao Vasco. A assinatura do potencial construtivo tem um impacto nas comunidades próximas, na infraestrutura, no transporte. Agradeço muito ao empenho de todos aqui. O potencial, sendo assinado, é um gesto grandioso que o torcedor vascaíno não vai esquecer.
Pedrinho participa de audiência pública sobre potencial construtivo do Vasco
A audiência pública teve a participação de representantes da Prefeitura, entre eles o secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Luiz Arraes, e o subsecretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Thiago Dias. O arquiteto Sérgio Dias (responsável pelo projeto de reforma de São Januário) também esteve presente.
Esta é a segunda de três audiências públicas que precisam acontecer antes de o projeto de lei ser levado para votação no plenário da Câmara. O projeto prevê que um total de 197 mil metros quadrados de potencial construtivo não utilizado no complexo de São Januário poderá ser transferido para diversas regiões da cidade - a Barra da Tijuca deve receber a maior parte disso.
Delair Dumbrosky, ex-presidente do Flamengo e atual presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, fez alguns questionamentos sobre o deslocamento do potencial para a bairro, que na visão dele já é uma área muito ocupada. A audiência também debateu o projeto de construção de um novo autódromo na cidade, no bairro de Guaratiba, zona oeste do Rio.
Dumbrosky garantiu que não vai atrapalhar o projeto de São Januário, mas fez solicitações a Eduardo Paes e recebeu um sinal positivo do prefeito. As contrapartidas foram sobre intervenções para desafogar o trânsito no bairro e melhorar a mobilidade em ruas e avenidas específicas da região.
A última audiência sobre o potencial construtivo do Vasco será realizada em São Januário, contemplando a participação de moradores da Barreira, mas ainda sem data marcada.
Na segunda-feira, a aprovação do projeto deu um grande passo na Câmara. As 17 comissões responsáveis por analisar o texto aprovaram parecer conjunto. Isso representa economia de até oito meses no processo de votação.
Em reunião na terça, os vereadores revelaram a intenção de realizar a primeira das duas votações necessárias em plenário já antes do recesso parlamentar, portanto em junho.
Fonte: ge