Gary Medel foi fundamental para a permanência do Vasco na elite do futebol brasileiro em 2023, mas perdeu espaço no time e não entra em campo desde a saída da comissão técnica de Ramón Díaz. O jogador, de 36 anos, tem vínculo com o Cruz-Maltino até o fim de 2024. Portanto, poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir do segundo semestre deste ano. O Boca Juniors já fez sondagens pelo atleta.
O Gigante da Colina oficializou a contratação do chileno no dia 11 de julho do ano passado. Medel é volante de origem, mas foi deslocado para a zaga e rapidamente se firmou no setor. Experiente, o camisa 17 também assumiu um importante papel de liderança no vestiário cruz-maltino naquele momento.
No início desta temporada, ele se manteve como titular mesmo com algumas oscilações dentro de campo. No meio de abril, desfalcou o Vasco na partida contra o Red Bull Bragantino e no clássico com o Fluminense, porque foi ao Chile ficar com a mãe, que passava por um problema de saúde.
Ele retornou no fim do mês, ficou à disposição do time e foi titular na derrota por 4 a 0 para o Criciúma, em São Januário, no dia 27. Na ocasião, foi substituído durante o intervalo.
Após a partida, Ramón Diaz deixou o Cruz-Maltino. O técnico Rafael Paiva, do sub-20, assumiu a equipe de forma interina. Desde então, Medel não teve mais oportunidades.
Mais tarde, surgiram notícias de que o zagueiro vive um momento conturbado dentro do clube após agredir Cauã Paixão, cria da base, em janeiro. Ele, porém, negou desentendimento com o grupo.
Fonte: O Dia