Rafael Paiva: 'Sabíamos que seria difícil com o Fortaleza, mas conseguimos o objetivo final, que era a classificação'
Quarta-feira, 22/05/2024 - 00:42
Rafael Paiva viveu altos e baixos no comando do Vasco nesta terça-feira, mas, no fim, encerrou seu ciclo com saldo positivo. Sob sua orientação, a equipe bateu o Fortaleza nos pênaltis, nesta terça-feira em São Januário, e garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.
No fim do jogo, o técnico fez uma análise de seu ciclo como interino do Vasco:
- A gente pegou um momento difícil. Nossa primeira ideia foi resgatar a confiança dos jogadores. Falamos de equilíbrio, estar bem postados. A gente conseguiu dar mais confiança para os atletas. É um grupo calejado, de atletas experientes, mas precisávamos de confiança. Conseguimos no jogo de lá com o Fortaleza, voltamos vivos. Sofremos contra o Athletico-PR, mas conseguimos se segurar apesar da derrota. Evoluímos um pouco contra o Vitória, tentamos jogar um pouco mais. Sabíamos que seria difícil com o Fortaleza, mas conseguimos o objetivo final, que era a classificação - considerou.
Por duas vezes, o Vasco ficou atrás no placar durante a partida. Depois do segundo gol tricolor, o técnico irritou a torcida vascaína ao substituir João Victor e Galdames por Mateus Carvalho e Pumita, e manteve Maicon em campo, mesmo após o zagueiro falhar nos dois gols do Fortaleza. Das arquibancadas, ressoaram o grito de "burro".
Mas o tempo advogou para o treinador. Minutos depois, Pumita foi à linha de fundo, pelo lado esquerdo, e deu assistência para o segundo gol vascaíno, que igualou o resultado. Na sequência, o Vasco virou com Piton. Mas nos últimos instantes Hércules tratou de empatar para o Fortaleza.
- Ali eu via um lateral. Precisava entrar um lateral. O João tinha amarelo e não deixaria um amarelado ali. A gente ia colocar o Puma e a gente já tinha treinador isso anteriormente - justificou Paiva.
Paiva comandava a equipe Sub-20 do Vasco quando houve um imbróglio que terminou com a saída do técnico Ramón Díaz do clube de forma conturbada, depois de uma goleada sofrida para o Criciúma. No mesmo dia, o clube anunciou seu nome como interino. Após essa passagem pelo profissional, ele deve voltar à base.
O novo técnico, Álvaro Pacheco, assistiu ao jogo em um camarote do estádio, e teve uma amostra das qualidades e deficiências da equipe. A partir de agora, ele assume o comando com a responsabilidade de fazer o time evoluir e apresentar uma consistência que ainda não se viu nesta temporada.
A conquista da vaga dá um período de paz ao grupo. O próximo compromisso do Vasco será no dia 2 de junho, no clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge