Falta pouco para a chegada de Álvaro Pacheco ao Vasco. Com pré-contrato já assinado, o treinador português chegará ao Rio de Janeiro no domingo para se apresentar ao clube.
O técnico português trará quatro profissionais de sua confiança. Pedro Valdemar é o auxiliar técnico de Álvaro Pacheco. Outro auxiliar é José Teixeira, que também é analista. Ricardo Pereira é um profissional da área de alta-performance, enquanto Leandro Mendes é preparador físico.
Ainda há indefinição sobre a permanência de Diego Pereira. O ge informou na segunda-feira que a manuntenção do preparador físico será definida na chegada de Álvaro Pacheco.
Para conhecer melhor os companheiros de trabalho do provável novo técnico do Vasco, o ge apurou detalhadamente a função de cada um no dia a dia dos treinos, assim como o currículo dos funcionários. Veja abaixo:
Pedro Valdemar - auxiliar
O auxiliar técnico de Álvaro Pacheco está com ele desde o trabalho no Fafe, o primeiro dele como técnico profissional. Desde então, ele passou pelo Vizela, Estoril e o Vitória de Guimarães.
- Pedro, sem dúvidas, é meu braço direito - disse Álvaro em entrevista ao canal Footure, em maio de 2023.
- Ele me ajuda a liderar a equipe. Eu delego algumas coisas. Por exemplo, em um treino em que a prioridade é a organização ofensiva, eu faço essa parte, e ele faz a organização defensiva. Ele já sabe o que quero, da forma que quero. Temos uma ligação muito forte. É um dos meus melhores amigos.
Pedro Valdemar, de 34 anos, já havia trabalhado anteriormente na função em outras equipes portuguesas, como no Boavista, no Moreirense e no Penafiel. O auxiliar tem Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo, pela Faculdade de Desporto da Universidade de Porto.
- Concepção e planejamento de exercícios
- Instrução e condução do treino
- Bolas paradas (treino e jogo)
- Orientação do aquecimento pré-jogo
- Coordenar as tarefas dos outros treinadores-adjuntos
- Logística com os diversos departamentos
José Teixeira - auxiliar e analista
Formado em Educação Física e Desporto, pelo Instituto de Ciências Educativas do Douro, José Teixeira é auxiliar e analista da comissão de Álvaro Pacheco. Eles trabalham juntos desde o Vizela. O auxiliar tem o curso de Treinador de Futebol da UEFA A no currículo.
- O Zé (José Teixeira) trabalha comigo mais focado na análise, mais da nossa equipe. Gosto dele e quando ele procura os "pormenores". Como nos filmamos todos treinos, ele me traz os problemas. Todos os dias, ele tem que me mostrar algum problema. Para treinarmos e melhorarmos - disse Álvaro em 2023.
- Colaboração nos exercícios
- Auxiliar na condução do treino
- Coordenar o processo de análise
- Análise da própria equipe (treino e jogo)
- Análise e observação dos adversários
Ricardo Ferreira - Alta-perfomance
Com o cargo de "Treinador de Força e Condicionamento" no Vitória de Guimarães, Ricardo Ferreira é quem supervisiona as cargas de treinos dos atletas. Um trabalho aliado entre a comissão técnica e médica. Ele é formado e tem mestrado em Educação Física pelo Instituto Universitário de Maia.
- Monitorização da carga externa (GPS/PSE/Wellness)
- Prescrever e supervisionar o treino de força específica
- Acompanhar trabalho de ginásio pré e pós treino
- Reintegrar jogadores lesionados no treino coletivo
- Colaboração na condução do treino
- Registo de dados estatísticos (treino e jogo)
Leandro Mendes - preparador físico
O preparador físico que virá na comissão de Álvaro Pacheco não estava com ele no Vitória de Guimarães. Leandro Mendes trabalhou de 2009 até 2023 no Moreirense, de Portugal, e estava no Kulubu, da Turquia. Além da formação em Educação Física, ele tem a Licença UEFA B para o cargo de treinador.
- Responsável pelo aquecimento (treino e jogo)
- Colaboração em exercícios específicos
- Auxiliar na condução do treino
- Contabilização de pontuação/dinâmica competitiva
- Registo de dados estatísticos (treino e jogo)
Fonte: ge