Vasco relembra a carreira e títulos de Alcir Portella
Quinta-feira, 09/05/2024 - 22:10
C.R. Vasco da Gama @crvasco_br
A ídola ou o ídolo no esporte é aquela pessoa digna de grande admiração.

No especial Ídolas & Ídolos, vamos recordar esses ícones que alcançaram a glória eterna no Vasco e nos corações cruzmaltinos.

Hoje (9/5), um grande ídolo do Vasco da Gama estaria completando 80 anos de vida: Alcir Portella.

Alcir Pinto Portella nasceu no Rio de Janeiro, em 9 de maio de 1944. Filho de Alvaro Pinto Portella e Nair Machado Portella, vascaíno desde a infância, Alcir sonhava em servir ao Vasco por toda a sua vida, e foi o que ocorreu.

Carreira

O médio-volante iniciou nos juvenis do Gigante da Colina, passou para os aspirantes e defendeu, durante anos, o pavilhão vascaíno pelos profissionais.

O primeiro jogo de Alcir pelo profissional foi em 13 de agosto de 1964, na partida Vasco 3x0 Porto/POR (Amistoso Internacional). O último jogo do ídolo com a camisa cuzmaltina ocorreu no dia 20 de dezembro de 1975, Vasco 1x2 Combinado da FUGAP/RJ (Amistoso Estadual).

No total, como atleta profissional, Alcir fez 476 jogos, com 207 vitórias, 137 empates e 132 derrotas, e marcou 35 gols pelo Vasco. Dedicou praticamente toda a sua carreira ao Vasco, tendo apenas uma rápida passagem, por empréstimo, no Sport, de Recife/PE. Após a sua aposentadoria como jogador, foi auxiliar técnico e técnico do Gigante da Colina, e também atuou nas divisões de base da agremiação vascaína.

Títulos

Em 1974, foi o capitão do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro. No Cruzmaltino, também venceu o Campeonato Carioca de 1970, como jogador, e o Troféu Ramón de Carranza de 1989, como técnico.

Curiosidades

Alcir foi prestigiado com o Prêmio Belfort Duarte, em 1974. A premiação foi ofertada de 1946 a 1981 aos atletas que ficassem 10 anos sem sofrerem uma expulsão e tivessem disputado ao menos 200 partidas oficiais, nacionais ou internacionais.

No Vasco, Alcir foi promovido a auxiliar (ou assistente) técnico de futebol no início de 1989. Dessa forma, o ídolo, além de conquistar o Brasileirão de 74 como atleta, esteve presente na comissão técnica do futebol vascaíno nos demais títulos brasileiros (89, 97 e 2000).

#VascoDaGama



Confira mais sobre Alcir Portella em nosso acervo digital!

http://historiavascaina.com.br/

Fonte: X oficial do Vasco