Vasco tenta parceria com o Museu da Imagem e do Som para enriquecer seu acervo hitórico
mis.rio
Representantes do Vasco da Gama buscam reforço para o setor histórico do clube por meio do acervo do MIS RJ
O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu o historiador do Clube de Regatas Vasco da Gama, Walmer Peres Santana, e a coordenadora de responsabilidade social do clube, Carla Maria Silva, na sede da Lapa, nesta terça-feira (16/04). A reunião foi o primeiro passo dado pelas instituições no sentido de selar um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é democratizar o acervo do MIS RJ por meio da cessão de itens históricos relacionados ao Vasco.
O museu possui um vasto acervo sobre a história do clube, fundado em 1898, incluindo registros fotográficos da construção e inauguração do Estádio de São Januário, entre 1926 e 1927. A maior parte das fotos estão salvaguardadas na primeira coleção adquirida para a criação do MIS, a Coleção Augusto Malta.
Para o presidente Cesar Miranda, o interesse dos representantes do setor de história e responsabilidade social do Vasco nas obras salvaguardadas demonstra a importância do museu para a sociedade fluminense.
A proposta do Vasco da Gama é criar uma coleção do Museu da Imagem e do Som dentro do acervo do clube, que busca expandir o setor dedicado a preservar o histórico e as conquistas do clube. As instituições pretendem fechar o acordo em uma nova reunião, ainda sem data definida. No encontro desta terça-feira, a historiadora responsável pelo setor iconográfico do museu, Daiane Lopes, a museóloga e diretora técnica do MIS, Lucila Majella, e o assessor Cicínio Maia participaram e deram apoio institucional às discussões.
Fonte: Instagram Museu da Imagem e do Som RJ