Bruno Braz @brazbruno
Um exemplo de como o Maracanã pode ser um 8 ou 80 financeiro, a depender do público:
Com casa cheia, é uma verdadeira bomba lucrativa e as cifras passam do milhão. Abaixo de 25k, é preju na certa
Comparação abaixo é dos jogos de Fluminense (Maracanã) e Vasco (São Januário) na 1ª rodada do Brasileiro, que tiveram praticamente o mesmo público pagante:
FLUMINENSE 2 x 2 RED BULL:
16.431 pagantes
Lucro: -R$ 313.134,79 (saldo negativo)
VASCO 2 x 1 GRÊMIO:
17.722 pagantes
Lucro: R$ 396.188,63 (saldo positivo)
E por qual motivo há essa discrepância no boletim financeiro entre um jogo e outro se o público pagante foi praticamente o mesmo? Isso se deve as diversas taxas e ao alto custo que se demanda para mandar um jogo no Maracanã
Ou seja, no melhor dos mundos, o ideal seria mandar jogos no Maracanã se você tiver a certeza de um público superior a 30k. Caso contrário, o ideal é ter um plano B com um custo mais baixo
Mas além das opções técnicas de cada clube, há todo o empecilho, imbróglios e tensões que ocorrem, atualmente, entre os clubes cariocas nesta questão
No entanto, o Maraca é tão lucrativo, mas tão lucrativo, que basta você botar 2 jogos com mais de 50k que tu cobre esse preju do jogo de 16k com juros e correção monetária
Fonte: X do jornalista Bruno Braz/UOL