A substituição de Kannemann no jogo entre Vasco e Grêmio, neste domingo, em São Januário, não foi a primeira do Brasileiro por concussão. Inicialmente, o zagueiro saiu de campo por este motivo e estreou a novidade no regulamento deste ano. Mas depois o clube gaúcho voltou atrás.
O relato foi feito pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza na súmula da partida. Ele explica que, na volta do intervalo, o auxiliar do Grêmio Alexandre Mendes comunicou a mudança no diagnóstico do jogador.
"Aos 15 minutos do 1º tempo, o atleta de nº 4 sr. Walter Kannemann, da equipe do Grêmio, foi substituído por uma suposta concussão cerebral informada pelo médico da equipe sr. Paulo Augusto da Silva Rabaldo. No retorno do intervalo, o mesmo solicitou que fosse informado a equipe de arbitragem, através do auxiliar técnico sr. Alexandre Pereira Mendes, que houve uma reavaliação médica do jogador, tendo como conclusão que não se tratava dessa lesão informada. Repassamos a situação imediatamente a equipe adversária, que tomou ciência do caso, e a partida transcorreu normalmente", relatou o árbitro na súmula.
O zagueiro gremista foi substituído após chocar-se com Mateus Carvalho aos 9 minutos de jogo. Kannemann caiu no chão e foi retirado do gramado para atendimento. Chegou a voltar, mas caiu novamente e acabou substituído por Gustavo Martins.
O problema é que voltar atrás no diagnóstico não está previsto na regra. A CBF ainda vai procurar entender e avaliar o caso do Grêmio.
A troca por concussão vai além das cinco substituições habituais. Vale para os dois times. Mas é limitada a apenas uma de cada lado por jogo.
Cabe ao médico da equipe constatar a concussão e informar ao árbitro. Para isso, ele deverá portar um cartão vermelho que será entregue a equipe de arbitragem após identificar os sintomas no atleta. Após o fim do jogo, o cartão será devolvido e o médico preencherá um questionário detalhando os sintomas identificados e o tratamento feito com o jogador.
Se não tiver um atleta com diagnóstico de concussão, o time adversário passa a ter direito a uma sexta troca. É o que, em tese ocorreria com o Vasco. Mas, com a mudança em relação a Kannemann, nem o cruz-maltino e nem o Grêmio fizeram seis substituições.
O Vasco venceu a partida por 2 a 1. Os gols cruza-maltinos foram de David e Matheus Carvalho. Gustavo Martins descontou para o tricolor gaúcho.
Fonte: Extra