No jogo contra o Vasco, Kannemann, do Grêmio, estreou nova regra de substituição extra por concussão no Brasileiro
Domingo, 14/04/2024 - 20:22
O zagueiro Walter Kannemann, do Grêmio, inaugurou uma nova regra no Campeonato Brasileiro: a substituição por concussão, que permite uma troca extra para o caso de jogadores que venham a sofrer choques de cabeça e não possam continuar em campo.

Veja o lance da contusão de Kannemann em Vasco x Grêmio


O zagueiro argentino foi substituído na partida contra o Vasco, em São Januário, após sofrer um choque com Mateus Carvalho aos nove minutos de jogo. Ele desabou no gramado, foi retirado para atendimento médico e chegou a voltar, mas caiu novamente, aparentemente tonto. Minutos depois, foi substituído por Gustavo Martins.

Inicialmente, a comissão técnica do Grêmio tratou como substituição normal, mas depois o departamento médico relatou a troca como um caso de concussão. Agora, o clube gaúcho terá que produzir um relatório para apresentar à CBF, apontando sintomas e tratamento realizados.

É permitida uma troca por concussão por time, além das cinco substituições habituais. A nova regra vale para as Série A e B do Campeonato Brasileiro e segue determinações adotadas para as eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026 e a Copa do Mundo Feminina 2023.

O duelo em São Januário também apresentou outra novidade no Brasileirão. Na atual edição, as decisões do VAR serão explicadas ao público pelo árbitro. Flavio Rodrigues de Souza estreou a ferramenta duas vezes, ao anular um pênalti marcado para o Vasco por simulação e não marcar um pênalti a favor do Grêmio após um toque no braço de Lucas Piton dentro da área.



Fonte: ge