Torcedor que ajudou na reabertura do Centro Cultural Candinho fala sobre a iniciativa
Redescoberto por torcedores, o local onde o Vasco foi fundado em 1898 será reaberto no próximo sábado, às 16h. Batizado de Centro Cultural Cândido José de Araújo, em homenagem ao primeiro presidente negro da história do clube, o espaço estava fechado desde o início de 2021.
A reabertura será possível devido ao esforço de um grupo de vascaínos, que se juntou para bancar o aluguel do imóvel na Rua Sacadura Cabral, em frente à Praça da Harmonia.
- Entendendo a importância do espaço, mobilizamos um grupo de vascaínos. É um espaço que precisa ter a memória mantida. Emblemático reabrir uma semana depois do centenário da Resposta Histórica. A ideia é manter uma programação cultural e ser um espaço de encontro e debates - disse Talles Lopes, um dos torcedores que idealizaram a volta do Candinho.
Espaço ficou fechado
O Candinho foi redescoberto em 2020 por um grupo de torcedores chamado "Guardiões da Colina", que alugou e reformou o espaço. No início de 2021, o imóvel foi entregue ao Vasco, mas o clube não conseguiu negociar o aluguel com o proprietário. Posteriormente, com as ajudas da Ambev e do Instituto Fair Play, o local foi novamente alugado, mas continuou fechado.
O espaço esteve prestes a se tornar um restaurante de comida japonesa, mas outro grupo de torcedores se mobilizou para não deixar que o local onde o Vasco nasceu se perdesse. O clube associativo apoiou a iniciativa, tem ajudado na divulgação e disponibilizou seu Centro de Memória.
- O Club de Regatas Vasco da Gama expressa o imenso orgulho diante da iniciativa dos torcedores vascaínos de reabrir o Centro Cultural Candinho, espaço que é o marco inicial da história do clube. O Vasco reconhece o esforço e a dedicação desses torcedores, que demonstram amor e comprometimento com a história vascaína - disse o presidente Pedrinho.
Raphael Pulga, atual vice-presidente de História e Responsabilidade Social do Vasco, foi um dos responsáveis pela abertura do Candinho em 2020 e agora ajuda o grupo de torcedores na recuperação do espaço, que foi reformado lá atrás pelo "Guardiões da Colina".
Quem foi Candinho?
Cândido presidiu o Vasco por dois anos, de agosto de 1904 a agosto de 1906. Foi eleito apenas 16 anos depois da abolição da escravatura no país. Durante o seu mandato, o clube conquistou seu primeiro título, o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em 24 de setembro de 1905. E, antes de ser eleito presidente, foi reconhecido por sua dedicação à agremiação, tendo papel relevante para aumentar o número de sócios.
O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898 no imóvel localizado atualmente na Rua Sacadura Cabral 345, no bairro da Saúde, região central do Rio. O nome do Centro Cultural foi escolhido por torcedores em uma enquete em 2020.
- Para além da história do Vasco tem a história daquela região, com um circuito cultural intenso. Acreditamos que o Candinho possa se inserir nesse espaço mais amplo da cultura carioca. Na semana que vem vai ter um primeiro debate sobre a fundação. Depois, vamos assistir lá ao jogo contra o Bragantino, que será fora do Rio de Janeiro, e no dia 21 de abril vamos promover uma roda de samba. É um lugar aberto para os vascaínos construírem juntos - contou Talles.
O espaço, inicialmente, ficará aberto de terça-feira a domingo, das 14h às 20h. Para acompanhar a programação, os vascaínos podem acessar as redes sociais do Candinho: Twitter (
CLIQUE AQUI) e Instagram (
CLIQUE AQUI).
o prédio tem três andares - o primeiro está pronto para ocupação. Serão feitas melhorias, contando com o apoio da torcida vascaína, com campanhas de financiamento.
Fonte: ge