Ferj celebra os 100 anos da Resposta Histórica: 'Parabéns Vascaínos e seguimos nesta luta'
Em 7 de abril de 1924, o Club de Regatas Vasco da Gama revolucionou sua história como também a do futebol e da sociedade. Neste dia em questão, o Cruzmaltino reforçou toda a natureza do seu gigantismo e optou por seguir o caminho mais difícil. Prontamente contra às exigências da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) de exclusão dos atletas em desacordo com os "padrões morais" do futebol da época, por serem negros; pardos e de origens populares, o Vasco enviou a Resposta Histórica para a associação. No documento, o Clube se recusou a excluir seus atletas e comunicou que desistiria de fazer parte da nova liga, que tinha estabelecido tais condições após o título invicto conquistado pelos Camisas Negras em 1923.
100 anos, o racismo ainda nos mostra alguns episódios recentes, absurdos e desagradáveis para todos que amam esse esporte que tanto nos encanta.
Por isso, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro celebra junto ao Vasco da Gama sua Resposta Histórica.
Ao lado do Gigante da Colina, a FERJ reafirma o compromisso contínuo de lutar contra e combater de frente todas as mazelas sociais. Buscando incessantemente Respeito, Igualdade e Inclusão.
Parabéns Vascaínos e seguimos nesta luta.
Agência FERJ
Fonte: Ferj