Décimo clube da Série A em sócios-torcedores ativos, Vasco quer Maracanã para aumentar adesões
Qual clube possui mais sócios no futebol brasileiro? O ge consultou os times da primeira divisão do Brasileirão e elaborou um ranking atualizado com o número de associados de cada um, conforme informações disponibilizadas pelos clubes à reportagem ou em sites oficiais (confira abaixo).
Embalado por conquistas recentes, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, o Palmeiras é o clube com o maior número de sócios do país: são 176.521. Em comparação ao mês de maio de 2022 (66.770), o quadro social do Verdão aumentou 2,7 vezes.
O crescimento da dupla Gre-Nal chama atenção desde o ano passado. Impulsionado pelo fator Luis Suárez, o Grêmio foi de 60 mil para mais de 100 mil, marca atingida pela primeira vez na história. Atualmente, o Tricolor registra pouco mais de 112 mil associados.
Já o Inter fechou 2023 com 124 mil e angariou mais de 15 mil nos primeiros meses deste ano. O objetivo é atingir 150 mil até metade do ano – os valores com o quadro social seriam suficientes para quitar boa parte da folha salarial, de acordo com o presidente Alessandro Barcellos.
O Atlético-MG, que chegou a liderar o ranking em 2022, apresentou uma queda importante nos dois últimos anos, mas segue no "G-4". Os clubes com maior número de torcedores do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians, aparecem apenas na quinta e 10º colocações, respectivamente.
* Números aproximados
** O Vasco hoje briga pela administração do Maracanã e entende que o estádio pode alavancar o número de sócios-torcedores. A capacidade de São Januário é de 22 mil pessoas, e a demanda tem sido maior que a oferta, com ingressos esgotando nas primeiras horas de vendas.
*** O departamento de comunicação do Corinthians informou à reportagem que possui "mais de 410 mil cadastros ativos no quadro social". Do total, apenas 43 mil estariam adimplentes.
Quadro social dos clubes da Série B
Entre os grandes que disputarão a segunda divisão em 2024, Santos, Coritiba e Ceará têm números razoáveis. O Sport, o melhor pernambucano nas quatro divisões, apresenta um quadro social tímido.
- Santos: 40.773
- Coritiba: 35.000
- Ceará 30.972
- Sport: 17.100
Comparados aos time da elite, Santos, Coritiba e Ceará ocupariam a 13ª, 15ª e 16ª colocações no ranking, respectivamente. O Sport estaria na 17ª posição, à frente de Juventude, Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO.
Procurados pela reportagem, o América-MG e o Goiás decidiram não divulgar o número de sócios. O clube goiano informou que um novo plano à torcida será lançado para a disputa do Brasileirão Série B.
O Náutico, atualmente na Série C, apresenta os melhores números do futebol pernambucano, com 24.785 sócios. O Santa Cruz, sem divisão nacional, possui 7.300 sócios.
Fonte: ge