Paixão pelo Vasco une torcedores com gostos musicais bem diferentes: conheça a Vasmetal e a Vaskpop
Pedro Vasconcelos @P_Vasconcelos8
Gosto Musical Distinto, Paixão Igual: Conheça a Vasmetal e a Vaskpop
No coração do Rio de Janeiro, onde o futebol é uma religião e a música é uma linguagem universal, duas comunidades distintas tem uma semelhança: Amor pelo Vasco da Gama.
Conheça a Vasmetal e a Vaskpop. Embora seus gostos musicais possam ser diferentes, a paixão pelo clube é a mesma.
+
A Origem da Vasmetal: Um Legado de Devoção e Riff's Poderosos
Para conhecer a história da Vasmetal voltamos ao ano de 2005, quando Thiago Martins, Lincoln Insano e Diego Gravitol deram vida a uma comunidade no Orkut. O embrião da torcida ganhou forma e, no ano seguinte, testemunhou um verdadeiro boom de torcidas do Vasco, incluindo a GDA. Thiago Martins, representante da Vasmetal, recorda seu ingresso na GDA em 2006 e seu envolvimento com o projeto da Vasmetal, que teve início em 2010. No ano seguinte, os primeiros materiais, como camisas e bandeiras, foram produzidos.
+
A trajetória da Vasmetal não ficou só nos estádios; a torcida esteve presente em eventos de rock e metal, como o Rock in Rio e shows no Circo Voador, levando consigo o nome e as cores do Vasco. Após uma pausa temporária em 2012, a Vasmetal ressurgiu em 2019, mais forte do que nunca, mantendo sua missão de unir os headbangers, punks e rockeiros vascaínos, e levar o nome do Vasco em todos os lugares possíveis, lugares esse que dificilmente seriam alcançados sozinho.
A torcida conta com parcerias sólidas, como a Galometal e a Coxametal, e é parte de um grupo de quase 10 torcidas de metal, como a Cearametal, Metalbicolor e outros. Thiago destaca a longa história de relação entre o Vasco e o metal, remontando a 1968, quando guitarras e amplificadores foram levados ao estádio para uma apresentação ao vivo da torcida. Não podemos esquecer também que o mascote da principal torcida organizada do Vasco, o Eddie, do Iron Maiden, é um símbolo dessa conexão duradoura.
Vaskpop: Uma Sinfonia de Cultura e Diversidade
Enquanto a Vasmetal curte o som pesado do metal, a Vaskpop traz uma melodia diferente para nossa matéria: o K-pop. Inspirada pela crescente popularidade do gênero entre os jovens brasileiros, a Vaskpop surge como um espaço de união entre os fãs de K-pop e a paixão pelo Vasco da Gama. Fundada por entusiastas do clube e do gênero musical, a Vaskpop rapidamente se tornou um ponto de encontro virtual e presencial para os torcedores do Vasco que também são aficionados por K-pop.
Conversei com Eloi da Vaskpop, e ele me conta que foi inspirado por suas experiências pessoais e pela pandemia, ele, junto de mais integrantes, encontraram no K-pop uma fonte de conexão cultural e diversão. O movimento cresceu rapidamente, reunindo torcedores do Vasco que também são fãs de grupos de K-pop. A Vaskpop não apenas assiste aos jogos do Vasco, mas também participa de eventos de K-pop, compartilhando sua paixão pelo clube e pelo gênero musical.
Eloi me contou o motivo de ter escolhido o Vasco, me contou um pouco sobre a comunidade "FutKpop" e revela que o K-pop ainda sofre preconceito:
"Escolhi o Vasco porque desde meu primeiro contato com a arquibancada eu senti que ali era meu lugar, desde então choro toda vez nas arquibancadas e choro em casa ao ouvir a torcida e nosso estádio pulsarem de amor. A FutKpop hoje é uma comunidade grande, mas que tende a crescer muito. Somos diversas páginas sobre Kpop e futebol. É uma forma de aproximar aqueles que em sua maioria não poderiam se identificar com o clube, já que estamos acostumados com os torcedores mais velhos e alguns que ainda tem o preconceito com K-pop, a FutKpop é um lugar pra todos aqueles que gostam de K-pop, mas que também amam seu clube de coração!"
Uma Celebração da Diversidade e do Amor Pelo Vasco
Apesar das diferenças musicais, a Vasmetal e a Vaskpop compartilham um objetivo comum: celebrar a identidade única do Vasco e fortalecer os laços entre os torcedores. Enquanto a Vasmetal bate cabelo com o som pesado, a Vaskpop dança ao ritmo do K-pop, criando uma sinfonia de amor e devoção ao clube.
À medida que continuam a crescer e prosperar, a Vasmetal e a Vaskpop representam uma expressão autêntica do espírito vascaíno, mostrando que, quando se trata de amor pelo Vasco, não existem limites para a diversidade. Que essa mistura de paixão e música continue a ressoar pelos estádios, ruas e corações de todos os vascaínos, unindo todos em uma única voz de apoio e celebração.
Muito obrigado ao Thiago Martins, da Vasmetal, que bateu um papo muito bacana comigo e sempre me recebem nos eventos.
Obrigado também ao Eloi da Vaskpop, que me ajudou a quebrar estereótipos que tinha com o gênero e me contou mais sobre esse movimento.
Fonte: X Pedro Vasconcelos