Inaugurado há 20 anos, no dia 8 de março de 2004, o Colégio Vasco da Gama é mais um grande motivo de orgulho para o torcedor vascaíno. Assumindo mais uma vez o papel de agente social, o Club de Regatas Vasco da Gama entendeu a necessidade de fazer a diferença na vida de seus jovens atletas ao fornecer acesso à educação por meio de uma escola dentro do clube, facilitando para sempre a logística na corrida rotina de atleta desde de muito cedo. Afinal de contas, conciliar treinos e estudo é uma tarefa difícil para a grande maioria que está em busca de seguir a carreira profissional e abrir mão da educação não é uma opção para atletas do Vasco.
O Colégio do Vasco foi o primeiro e único colégio dentro de dependências de clubes por muitos anos e se orgulha de formar não apenas atletas, mas cidadãos. Atletas de grande destaque do futebol mundial como Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Alan Kardec, entre outros, estudaram até o Ensino Médio no Colégio Vasco da Gama. Para além do esporte, o Colégio também prepara muitos de seus alunos para prestar vestibular e conseguirem bolsas de estudo superior.
"Neste marco de 20 anos do Colégio, nossa missão é respeitar o que foi construído, de forma pioneira e brilhante, além de adaptar o Colégio e as práticas pedagógicas aos novos tempos. O foco sempre será desenvolver os alunos, de forma individualizada, observando as necessidades de cada um, considerando a rotina esportiva e a formação integral, para que possam olhar o mundo com as lentes e os valores do Vasco da Gama", comenta o Diretor do Colégio Vasco da Gama, Paulo Roberto Santos.
Ao longo desses vinte anos, mais de cinco mil estudantes passaram pelo Colégio Vasco da Gama e, em 2024, mais de 130 estudantes estão matriculados do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de diversos projetos e atividades sociais com adesão ativa da comunidade ao redor de São Januário.
Fonte: Site oficial do Vasco