O início de temporada tem apresentado boas notícias para o Vasco: o trabalho de Ramón Díaz, a consolidação do esquema com três zagueiros, Lucas Piton e Paulo Henrique cada vez mais à vontade pelas pontas... Mas as atuações de Dimitry Payet são o que tem encantado os torcedores neste Campeonato Carioca.
O francês largou bem na temporada e mostra-se cada vez mais solto na equipe, com um repertório de gols, dribles, assistências e lances plásticos (veja vários deles no vídeo abaixo). Em forma e oito quilos mais magro do que no ano passado, ele é certamente o principal "reforço" do Vasco para 2024.
No clássico contra o Botafogo, no domingo passado, Payet foi o protagonista da vitória por 4 a 2. Não só pela assistência precisa para o gol de Galdames, que abriu o placar da partida, como também pela participação em inúmeros lances que clarearam o meio de campo e organizaram a ida ao ataque.
O camisa 10 terminou o jogo com um chute a gol, duas assistências para finalização, duas faltas recebidas e 79% de precisão nos passes.
- Ele fez um esforço enorme para estar nesses condições - afirmou o auxiliar Emiliano Díaz, depois do empate com o Fluminense, na oitava rodada.
"É um jogador muito importante, diferenciado. Quando pega na bola, algo diferente acontece. Um cara humilde e que se adapta ao momento, faz tudo que pedimos", elogiou o filho de Ramon.
Payet é um dos líderes no ranking de assistências para finalizações no Carioca, por exemplo. São 14 em seis jogos, o que significa uma média pouco acima de dois passes decisivos por partida. No Vasco, ele fica atrás apenas do lateral-esquerdo Lucas Piton, que tem 17.
Payet em 2024
- 6 jogos (4 como titular)
- 431 minutos jogados
- 1 gol*
- 2 assistências
- 14 assistências para finalização
- 15 finalizações
- 2 desarmes
- 9 faltas recebidas
- 3 faltas cometidas
*Ele também fez gol no amistoso contra o Deportivo Maldonado, na pré-temporada no Uruguai.
Solto também nas reclamações
Além de toda técnica, os vascaínos têm vibrado com o semblante mais sanguíneo de Payet em 2024. Contra o Bangu, em Brasília, um vídeo feito do campo mostrou o francês emocionado depois de marcar um golaço nos acréscimos.
Por outro lado, isso também implica em um Payet mais reativo às marcações da arbitragem. Contra o Fluminense, o gesto de reprovação feito por ele em direção ao quarto árbitro no momento de ser substituído ficou marcado.
Em seis jogos, o meia recebeu quatro cartões amarelos, dois deles por reclamação. Precisou cumprir suspensão na partida contra o Audax e não viajou com a delegação para Manaus na sétima rodada.
Fonte: ge