Vasco enfrentará o Fluminense no Carnaval pela 5ª vez desde 2001
Quarta-feira, 14/02/2024 - 17:00
O Campeonato Carioca não para nesta quarta-feira de cinzas (14): Fluminense e Vasco entram em campo no Maracanã, pela 8ª rodada da Taça Guanabara. E, por incrível que pareça, esta é uma das raras vezes que os rivais se enfrentam durante o período do Carnaval no século XXI.
No histórico do confronto desde 2001, tricolores e cruzmaltinos se enfrentaram apenas quatro vezes - claro, todas elas pelo Estadual. Em apenas uma oportunidade o placar não terminou empatado nos 90 minutos.
O primeiro duelo no período carnavalesco aconteceu em 2007 e foi o que teve mais gols. Pela Taça Guanabara, Fluminense e Vasco empataram por 4 a 4, em jogo que terminou com o Cruzmaltino buscando o empate nos minutos finais depois de ir para os vestiários perdendo por 3 a 1.
Soares abriu o placar para o Tricolor, que sofreu o empate logo em seguida com Leandro Amaral. Cícero ampliou para o Flu, que ainda voltou a estufar as redes com Soares antes do fim da primeira etapa. Na volta do intervalo, Leandro Amaral voltou a descontar para o Gigante da Colina, que viu Alex Dias, com um golaço, fazer o 4 a 2. Faltando 20 minutos para o fim, Leandro Amaral fez um hat-trick e Diego Corrêa deixou tudo igual.
Em 2010, pela semifinal do Estadual, Vasco e Fluminense ficaram no 0 a 0 no tempo normal, mas nos pênaltis o Cruzmatino, que tinha acabado de voltar à elite após conquistar a Série B do ano anterior, levou a melhor e venceu por 6 a 5. Alan desperdiçou a primeira cobrança tricolor nas alternadas, carimbando o travessão, e fechou a série.
Na decisão do Carioca, que aconteceu menos de 10 dias depois, o Vasco acabou derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo, que conquistou o título estadual.
Em 2013, os dois rivais empataram por 1 a 1 em pleno sábado de Carnaval. Fred abriu o placar, mas Jean, contra, levou o Vasco ao empate.
O clássico "carnavalesco" mais recente foi disputado em 2022, ano em que o Flu quebrou uma longa escrita e terminou o Estadual com título sobre o Flamengo. E também foi a única vitória nos 90 minutos.
No Nilton Santos, o Tricolor venceu por 2 a 0, com gols de Germán Cano - que pela primeira vez fez a "lei do ex" imperar no clássico após deixar São Januário - e Nonato, ainda no primeiro tempo.
O retrospecto recente segue desfavorável aos vascaínos, que desde 2019 venceu apenas um clássico contra o Fluminense - seja no Carnaval ou não. São 4 empates e 4 derrotas durante o período.
Próximos jogos do Fluminense:
Vasco (C): 14/2, 21h30 (de Brasília) - Campeonato Carioca
Madureira (F): 17/2, 16h (de Brasília) - Campeonato Carioca
LDU (F): 22/2, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Recopa
Próximos jogos do Vasco:
Fluminense (F): 14/02, 21h30 (de Brasília) - Campeonato Carioca
Botafogo (F): 18/02, 16h (de Brasília) - Campeonato Carioca
Marcílio Dias-SC (F): 21/02, a definir - Copa do Brasil
Fonte: ESPN