Dupla Fla-Flu usa problemas no estádio do Palmeiras para questionar proposta do Vasco para licitação do Maracanã
Com seis recursos de impugnações ainda sendo analisados pela Comissão de Licitação do Maracanã do Governo do Rio de Janeiro, o Consórcio Fla-Flu contestou em nova petição a qualificação técnica do Consórcio Maracanã para Todos, formado por Vasco e WTorre.
Flamengo e Fluminense citam a "precariedade do gramado" sintético do Palmeiras, no estádio Allianz Parque, além de suposta dívida da WTorre com o Alviverde - "(A WTorre) não teria supostamente feito repasses das receitas pelo uso do estádio desde 2015 em valores próximos a R$ 130 milhões".
O fato revelante foi encaminhado à Comissão de Licitação para que os servidores do Governo avaliem de maneira "adequada a idoneidade do atestado de capacidade técnica apresentado" pelo consórcio vascaíno.
O documento do Consórcio Fla-Flu lembra a declaração da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que fez críticas à manutenção do estádio e do gramado do Allianz Parque "supostamente em razão da sequência de shows no local" e disse que "daqui a 20 ou 25 anos vão entregar o Coliseu para a gente e não recebemos absolutamente nada".
Além disso, os representantes de Flamengo e Fluminense apontam que "o conflito entre as duas entidades (Palmeiras e WTorre) ganhou contornos ainda mais graves", pois o Palmeiras afirmou publicamente que "somente voltará a mnandar jogos no estádio quando a Real Arenas honrar com a sua obrigação de realizar a manutenção adequada do campo", com ameaça da diretoria palmeirense pedir a interdição do próprio estádio, pelo "descaso da superficiária com a qualidade do campo" e ainda pelo "risco à integridade física de profissionais".
"...resta evidente que a SEP, que atestou a capacidade técnica do Consórcio Maracanã para Todos, manifestou publicamente a falha da Real Arenas na manutenção do estádio Allianz Parque, o que desabona a suposta qualificação técnica do consórcio", afirma o documento de Fla e Flu.
O ge procurou a assessoria da WTorre e também a direção do Vasco para se manifestar sobre a petição de Flamengo e Fluminense. Ainda não houve retorno. A reportagem será atualizada assim que houver manifestações do Consórcio Maracanã para Todos.
Cronograma processo de licitação Maracanã:
• Dia 7 de dezembro de 2023: propostas entregues pela dupla Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360.
• Dia 19 de dezembro de 2023: comissão de licitação habilita os três concorrentes e abre prazo para impugnações
• Primeira semana de fevereiro de 2024: Governo prevê divulgar resultado de análise de impugnações e defesa em total de seis recursos de concorrentes
• Fase 2 - sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas técnicas dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
• Fase 3 - sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas financeiras dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
• Publicação do resultado - sem data prevista.
Fonte: ge