A Federação de Futebol do Rio de Janeiro, há anos, levanta a bandeira branca da paz nos estádios e fora dele. Sem medir esforços no combate e prevenção, através da organização operacional e união das instituições de segurança envolvidas no evento, a FERJ lança hoje a campanha "Carioca da Paz", sob a direção do cineasta Moacyr Góes. A identidade visual é assinada pelo designer Marcelo Azalim.
- O futebol agrega famílias. O esporte educa. O futebol gera alegria, tristeza, jamais violência. O torcedor do outro clube é um amigo que, naqueles 90 minutos, pensa diferente de você. Futebol é vida. Violência é algo que nos machuca e nos inquieta. Não medimos esforços e vamos lutar pela paz, conclamando ainda mais todas as forças - afirma o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes.
A campanha consiste em enfatizar o respeito que caminha juntamente à rivalidade, com harmonia e sem violência. Do berço à arquibancada, a figura emblemática do amor, exibida na "Carioca da Paz", é a avó na relação com os netos e netas. Os vídeos, com 12 vovós - uma de cada time - serão exibidos nas redes sociais do Campeonato Carioca e da FERJ.
- O mais emocionante e bonito dessa campanha é o amor dessas senhoras torcedoras pelos seus times e o futebol. E como o futebol une as famílias e cria sentidos para as vidas das pessoas. Os reais torcedores e torcedoras são de paz e da paz - enfatiza Moacyr Góes, diretor de cinema, TV e teatro.
O trabalho desenvolvido em sinergia com as forças de segurança e órgãos do Estado e Município - como o Centro de Operações - será destacado, seja através de imagens e entrevistas, como a do Comandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), jogadores e influencers.
Fonte: FFERJ