A torcida pediu muito em 2023, mas o Vasco segurou a utilização de Rayan no segundo semestre após a joia da base ter atuado em alguns jogos do primeiro turno do Brasileirão. Ramón Díaz chegou ao Rio, viu a pressão sofrida pelo time e entendeu que não era momento de escalar o jovem.
O último jogo do garoto de 17 anos pelo profissional no ano passado foi justamente na estreia do treinador argentino, contra o Athletico-PR, em 23 de julho. Em 2024, a história começou diferente. Rayan foi convocado por Ramón para a pré-temporada do Vasco no Uruguai e foi titular no primeiro jogo da equipe principal, contra o Madureira, na última quinta-feira. Fez um gol na vitória por 2 a 0.
- Sensação inexplicável. Meu primeiro gol em São Januário. Só agradecer. Estou aqui desde os seis anos. Essa é minha segunda casa. O Ramón me passa muita coisa. Ele diz para eu ficar na área, porque eu meto muito gol. Ele e o Vegetti têm me passado muita coisa - disse o jovem.
O convívio de Rayan com o treinador e com jogadores mais experientes do elenco é visto pelo clube como importante para o amadurecimento do garoto. As oportunidades nesse início de temporada fazem parte do processo de formação, mas não significam que o atacante ficará o ano todo no profissional. Eventualmente, ele pode voltar à base.
O Vasco trata o desenvolvimento do atacante com cautela. Ramón Díaz entende que ele precisa ter experiência em jogos de alto rendimento, mas não quer dar a Rayan grandes responsabilidades. Por isso, o treinador pede que a SAF contrate um reserva para Vegetti. Alguém com mais experiência.
- Ele é um jogador jovem, com muito futuro. No campeonato passado, precisávamos de gente com experiência, não dar tantas responsabilidades aos jovens. Agora, em uma situação mais solta, nós trouxemos ele. Ele tem muitas condições boas, finaliza e cabeceia bem, tem um faro de gol, mas precisa seguir crescendo. Não lhe damos muita responsabilidade, mas ele está crescendo muito bem e terá um futuro enorme - afirmou Ramón na última quinta-feira.
- Para mim, a necessidade é do meio para frente. Um atacante a mais, algum meia a mais, porque há muitos compromissos para jogar. Necessitamos para o ataque, porque temos Vegetti e Rayan, que é muito jovem - concluiu o treinador.
Fonte: ge