Vasco propôs criação do Troféu Roberto Dinamite, mas CBF ainda não definiu como será homenagem
O Vasco propôs, e a CBF está estudando maneiras de homenagear Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols. O principal ídolo do clube cruz-maltino faleceu em janeiro do ano passado.
No dia 8 de janeiro, aniversário de um ano da morte de Dinamite, o Vasco enviou um ofício à CBF sugerindo a homenagem ao ex-atacante. Em 2024, o clube comemora 50 anos do seu primeiro título brasileiro. Também em 1974, Dinamite foi artilheiro do Brasileirão pela primeira vez.
- Tendo em vista a carreira e os feitos incomparáveis de Roberto Dinamite, viemos solicitar a esta Confederação Brasileira de Futebol que institua o TROFÉU ROBERTO DINAMITE a ser outorgado anualmente ao artilheiro do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A - aponta o ofício assinado pelo então presidente do Vasco, Jorge Salgado, pelo CEO da SAF, Lúcio Barbosa, e pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes.
A CBF, no entanto, ainda não definiu qual será a homenagem ao ex-jogador. Nesta quarta, Rodrigo Dinamite, filho de Roberto, esteve na entidade e se reuniu com Ednaldo Rodrigues.
- Nós temos procurado fazer homenagens e resguardar sempre a memória daqueles que tanto deram pelo futebol do Brasil. Foi exatamente a conversa que tivemos em relação ao Roberto Dinamite. Em breve, os torcedores brasileiros vão ficar alegres - afirmou o presidente da CBF.
Dinamite também teve passagem marcante pela seleção brasileira. Com a Amarelinha, o atacante marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Disputou as Copas do Mundo de 1978 e 1982.
Roberto Dinamite morreu no dia 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos, em decorrência de um tumor no intestino. Confira alguns feitos do maior ídolo do Vasco:
- Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, título que ostenta há quase 40 anos - seu último Brasileirão como atleta foi em 1992;
- maior artilheiro do Campeonato Carioca, com 284 gols;
- maior artilheiro do Estádio de São Januário, com 184 gols;
- maior artilheiro do Vasco, com 708 gols;
- maior artilheiro dos clássicos regionais do Rio de Janeiro, com 27 gols em Vasco x Flamengo, 25 gols em Vasco x Botafogo e 36 gols em Vasco x Fluminense.
Fonte: ge