O esquema de três zagueiros ainda enfrenta muita resistência de torcidas pelo Brasil, e no Vasco não é diferente. No entanto, este esquema parece ser uma das opções favoritas de Ramón Díaz, que recorreu a ele para mudar o panorama do primeiro jogo do time principal em 2024 - e deu certo.
É verdade que o treinador argentino já utilizou este esquema outras vezes, mas o Vasco começou a partida contra o San Lorenzo, da Argentina, na estreia do torneio Sério Río de La Plata, no tradicional 4-3-3, com Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes na trinca de meias. Sem uma boa atuação dos pontas, e com Rojas e Piton pouco inspirados no ataque, Ramón Díaz optou por um esquema com três zagueiros para mudar o jogo.
Medel atuou como zagueiro central, enquanto Maicon fez a defesa pelo lado direito, enquanto Léo fez no lado esquerdo. A entrada do zagueiro canhoto, que fez o gol da vitória do Vasco, fez com que Lucas Piton tivesse mais liberdade na esquerda, além de possibilitar uma comodidade maior a Payet e Jair para jogarem juntos, melhorando a criação no meio - o que aconteceu.
E isso havia sido trabalhado durante a semana. Enquanto o time titular treinava com o 4-3-3, a equipe reserva jogava em um sistema com três zagueiros, similar ao 3-4-3 utilizado no segundo tempo com o San Lorenzo. Léo, inclusive, também havia sido destaque nos treinos, principalmente pela qualidade na saída de bola.
O elenco também tem peças que se enquadram nesse esquema. Avaliando todo o elenco, entre todos os que estão no Uruguai e somando Capasso, que está no Rio de Janeiro, o Vasco tem seis jogadores para a zaga - com perfis diferentes e que se completam.
Medel atua normalmente como líbero da defesa ou pela direita, e João Victor é rápido e alto. Maicon e Capasso são zagueiros com perfil rebatedor. Rojas, que atua tanto na lateral, quanto na zaga, joga pelo lado direito, enquanto Léo faz as duas funções pelo lado esquerdo.
Contra alguns adversários fora de casa, no Brasileirão de 2023, Ramón Díaz usou o esquema de três zagueiros como uma estratégia para resistir à pressão dos adversários. Com tempo de preparação e outro contexto, o treinador parece que recorrerá algumas vezes ao esquema para dar mais criatividade ao time.
- Hoje vimos que não podíamos pressionar. Então, o Ramón optou por isso (três zagueiros). Falamos que tínhamos que ter mais profundidade por fora, e os volantes podiam ter mais liberdade, se soltar por dentro para jogar. E deu certo. Ficamos felizes com isso - disse Emiliano Díaz.
Fonte: ge