A primeira partida do elenco principal do Vasco em 2024 será no Estádio Domingo Burgueño Miguel. Nesta quinta-feira, às 22h15 (de Brasília), o clube carioca enfrenta o San Lorenzo, pela Série Río de La Plata, torneio de pré-temporada que a equipe disputará no Uruguai.
Conheça o estádio Domingo Burgueño Miguel, onde o Vasco joga contra o San Lorenzo
O estádio fica localizado em Maldonado, departamento próximo a Punta del Este, onde o Vasco faz preparação para a temporada de 2024. A 20 minutos de carro do resort no qual a delegação está hospedada, o estádio tem capacidade para 21 mil pessoas e recebeu a última final da Sul-Americana, entre Fortaleza e LDU, vencida pelos equatorianos.
Para receber a decisão continental, o estádio passou por alguns retoques, como cadeiras a mais no setor "social" e pinturas, como acabamento.
Bruno Murito mostra imagens do estádio em Maldonado, palco da estreia do Vasco
Limpo e organizado, o Domingo Burgueño Miguel é um estádio municipal, que recebe jogos do Deportivo Maldonado, clube da primeira divisão uruguaia que o Vasco enfrenta no dia 21, e do Atenas, clube do departamento, que disputa a segundona nacional.
Ele fica ao lado do complexo esportivo de Maldonado. A intendência do departamento investe muito em esportes. Um reflexo disso é o acesso da população local ao "campus". Qualquer morador de Maldonado pode ter acesso aos ginásios esportivos e às piscinas do local de forma gratuita. Só é necessário se cadastrar na secretaria.
Veja as camisas dos times uruguaios e dos finalistas da Sul-Americana no estádio
Domingo Burgueño Miguel foi um político, eleito intendente de Maldonado. O estádio fica em frente à intendência do departamento onde também há uma delegacia, uma emergência médica e um cartório, além de todo o complexo esportivo.
Em 1995, o estádio foi reformado para receber os jogos da Copa América, realizada no Uruguai. Antes da obra, o estádio só tinha um setor de arquibancada. Agora, são quatro - três de cimento e outra com cadeiras, embaixo de uma marquise.
Veja as fotos do estádio
Fonte: ge