Cria vascaíno Bruno Gomes 'fura fila' na Seleção Pré-Olímpica e pode ser negociado pelo Coritiba após torneio na Venezuela
Bruno Gomes não estava na primeira lista para o Pré-Olímpico. Nem na relação para o período de treinos no CT do Corinthians, em novembro. E nem na chamada para o primeiro compromisso deste curto ciclo até Paris-2024, o amistoso contra Marrocos. Mas o volante do Coritiba, que entrou de última hora na convocação mais recente, vem ganhando espaço entre os titulares.
As atividades visando o Pré-Olímpico começaram na última segunda-feira. A cada treino, Bruno Gomes foi se destacando e ganhando mais tempo no time titular, como visto nesta quarta-feira. Ele formou o meio-campo junto de Andrey e Maurício (este, mais adiantado).
Essa nova oportunidade em 2024 vem para o volante após três anos sem ser chamado para seleções de base. Bruno Gomes começou a ser convocado em julho de 2019, para a sub-18.
No ano seguinte, o técnico André Jardine o relacionou para um período de treinos da sub-20 em São Paulo, e em dezembro ele foi campeão do Torneio Internacional Sub-20, quadrangular contra Chile, Bolívia e Peru. Ali fez seu primeiro jogo oficial pelo Brasil.
Apesar disso, o jogador formado nas categorias de base do Vasco nunca disputou uma grande competição por seleção brasileira. Em 2021, não houve Sul-Americano nem Mundial Sub-20 por causa da pandemia. E Jardine não convocou o volante para os Jogos Olímpicos de Tóquio — o Brasil se sagrou bicampeão.
Bruno Gomes foi um dos jogadores deste grupo que mais atuaram na última temporada, como mostrou levantamento do ge. Ele disputou 45 jogos oficiais pelo Coritiba, sendo 40 como titular, e com média de 74,7 minutos por jogo. Esses números poderiam ter sido maiores caso ele não tivesse sofrido uma lesão no tornozelo, que o tirou de quatro partidas do ano passado, entre setembro e outubro.
A intenção inicial da diretoria do Coritiba era negociá-lo neste início de ano, mas sua presença na seleção brasileira pré-olímpica provocou uma mudança de planos, segundo a jornalista Nadja Mauad. O clube paranaense entende que a sua participação no Torneio Pré-Olímpico na Venezuela pode valorizá-lo no mercado.
O Brasil no Pré-Olímpico 2024
O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.
Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo se enfrentam, todos contra todos (uma vez). Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.
Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase:
- 23/1 - Bolívia x Brasil - 17h (horário de Brasília)
- 26/1 - Brasil x Colômbia - 20h
- 29/1 - Brasil x Equador - 17h
- 1/2 - Venezuela - Brasil - 20h
Fonte: ge