Alexandre Mattos é apresentado aos critérios da 777 para contratações; executivos devem vir ao Rio para acompanhar a janela
Sexta-feira, 22/12/2023 - 08:23
Passados 15 dias do fim do Campeonato Brasileiro, a torcida do Vasco está ansiosa por reforços, mas o clube ainda não avançou em contratações para a temporada 2024. A SAF já mapeou as necessidades, e Alexandre Mattos tem feito contatos no mercado, mas o processo não é tão simples.

É prática do Vasco, desde que se tornou SAF, obedecer a alguns critérios antes de contratar. São exigências feitas pela 777 Partners para tentar evitar equívocos. E Alexandre Mattos tem se inteirado sobre os caminhos burocráticos da empresa.

Mattos lidera o processo de contratações amparado por uma equipe de analistas de mercado e levando em consideração a opinião do treinador Ramón Díaz, que tem voz ativa no departamento.

Até a contratação ser concretizada, no entanto, o nome do jogador passa por uma série de análises no clube e na 777 Partners, dona da SAF. Um rito que por vezes leva tempo e inclui:

  • Identificar as carências do elenco

  • Definir as características do jogador, dentro da posição procurada

  • Perfil deve se encaixar no projeto da 777 (geralmente atletas jovens e que vão se tornar ativos da SAF)

  • Analistas de mercado buscam os jogadores de acordo com o perfil traçado pelo departamento de futebol

  • "Ok" de Alexandre Mattos e da comissão técnica

  • Análise do scout da 777 e aval da empresa

  • Negociação com clubes e/ou jogadores


Todos os nomes que interessam ao Vasco precisam ser levados à 777, mas contratações que não demandam alto investimento têm burocracia menor. A tendência é que um ou mais executivos da empresa americana venham ao Rio de Janeiro nos próximos dias para acompanhar a janela.

Nos últimos dias, Mattos viajou aos Estados Unidos e aproveitou para se reunir com executivos da 777 para conhecer a empresa e acelerar os entendimentos dos processos internos.

Com mais de R$ 115 milhões investidos na aquisição de jogadores em 2023, a 777 planeja gastar menos com compras de direitos econômicos nesse momento. O Vasco entende que foi formado um time-base e vai em busca de contratações pontuais, sem nomes de muito peso. A intenção é usar a maior parte do aporte de 2024 para quitar dívidas e melhorar a estrutura do futebol.

Isso não significa, no entanto, que o clube não vá contratar jogadores de prateleiras acima do que se viu nesta temporada. O Vasco entende que, vasculhando o mercado, pode gastar menos, mas com qualidade. A janela de julho é um exemplo. A SAF trouxe nomes como Medel, Paulinho e Vegetti sem precisar de um alto investimento e com retorno positivo dentro de campo.

Enquanto define os alvos no mercado, o Vasco começou a reformular o elenco pelas saídas. A SAF anunciou a dispensa de quatro jogadores até o momento: o zagueiro Robson Bambu, o lateral-direito Gabriel Dias e os atacantes Sebastián Ferreira e Alex Teixeira. O goleiro Ivan também deve deixar o clube.



Fonte: ge